Meio Ambiente | Da Redação/Com Portal Brasil | 06/04/2015 02h46

Sociedade defende flora e fauna contra o efeito estufa

Compartilhe:
Propostas baseadas no uso sustentável de ecossistemas devem entrar na primeira versão do plano nacional de adaptação. (Foto: Reprodução/Internet) Propostas baseadas no uso sustentável de ecossistemas devem entrar na primeira versão do plano nacional de adaptação. (Foto: Reprodução/Internet)

Propostas baseadas no uso sustentável de ecossistemas devem entrar na primeira versão do plano nacional de adaptação.

A biodiversidade poderá ser uma aliada nas estratégias adaptativas às mudanças climáticas. O Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas (PNA), em fase de elaboração coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), será colocado em consulta pública no segundo semestre deste ano e deverá conter ações de uso sustentável da fauna e da flora brasileiras no combate aos prejuízos causados pelo efeito estufa.

A inclusão do tema na primeira versão do plano foi sugerida pela sociedade civil. Para isso, pesquisas sobre Adaptação Baseada em Ecossistemas foram apresentadas, na quarta-feira (01), às equipes técnicas do MMA.

“É preciso unir forças para estimular o tema, inclusive nas esferas subnacionais”, defendeu a diretora de Licenciamento do MMA, Karen Cope.

O pesquisador Guilherme Karam, da Fundação Grupo Boticário, apresentou estudo sobre oportunidades para políticas públicas em mudanças climáticas.

“A adaptação baseada em ecossistemas é uma forma inteligente de integrar ações de adaptação com a conservação da biodiversidade”, resumiu Karam.

Segundo ele, a prevenção de desastres naturais, a energia e a indústria estão entre os segmentos que podem ser contemplados.

Já a pesquisadora Marina Zanin, do Museu Goeldi, é responsável pelo estudo Impactos dos Cenários Futuros de Mudança do Clima sobre os Biomas Brasileiros.

De acordo com ela, o trabalho teve o objetivo de analisar o fenômeno em diversos ecossistemas brasileiros.

“É importante ter uma avaliação de quais os tipos de vegetação mais predispostos aos efeitos das mudanças do clima."

Ações de adaptação se referem a iniciativas e medidas capazes de reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima. Ou seja, é uma forma de resposta para lidar com possíveis impactos e explorar eventuais oportunidades.

O PNA tem como objetivo reunir medidas para a promoção da adaptação à mudança do clima no País, avaliando custo-efetividade, sinergias, co-benefícios e conflitos das medidas consideradas.

O documento está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial de Adaptação, criado no âmbito da Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas.

A equipe tem o papel de articular instituições que atuam no tema, debater e reunir subsídios técnicos e coordenar os trabalhos de elaboração do plano.

A elaboração de uma estratégia de adaptação envolve, entre outras coisas, a identificação da exposição a esses impactos com base em projeções e cenários climáticos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS