OAB/MS | Da Redação/Com Assessoria | 16/11/2015 11h06

Márcio Widal descata conquistas na gestão de Júlio César

Compartilhe:

O indicado a diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, pela Chapa 66 - OAB Cada Vez Mais Forte, Márcio Widal, destaca como positiva a atuação da ESA e revela números expressivos durante a gestão de Júlio Cesar. Pelo menos 13.186 pessoas participaram dos cursos práticos com temas atuais, somando 557 eventos. 

"A maioria dos cursos gratuitos é voltado para a especialização do novo advogado, um incentivo a continuar os estudos e se aperfeiçoar. Ao viabilizar a capacitação contínua do advogado, a ESA tem papel importante para a sociedade, pois a qualidade e a excelência da prestação jurisdicional pelo Estado também depende da qualidade e da excelência dos atores processuais”, explica.

Há dezesseis meses à frente da secretaria geral da ESA, o advogado atuante em Mato Grosso do Sul, revela as principais ações da gestão de Júlio Cesar na Escola Superior de Advocacia. “Com pouco tempo de gestão, tiramos o projeto da biblioteca da ESA da gaveta. Uma das cenas mais lamentáveis que vi na minha vida foi, ao assumirmos a diretoria da ESA, nos depararmos com livros amontoados no chão. Demos dignidade ao lugar, colocando as obras em estantes e criando um local de excelência para o estudo do advogado”, disse Márcio Widal.

O candidato à presidência da OAB/MS, Júlio Cesar, reconhece o trabalho desenvolvido pela ESA. Em abril de 2015, a inauguração da biblioteca contou com a presença do vice-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia. “São mais de três mil obras em um espaço de 135 metros quadrados, que conta com uma estrutura para consultas às obras físicas e virtuais. O espaço já era aguardado há 15 anos, desde a criação do Complexo Ordem”.

Dezoito das 85 propostas da Chapa 66 – OAB Cada Vez Mais Forte tem o enfoque a ESA. Dentre elas, há a criação da TV ESA com a veiculação de aulas magnas, debates, entrevistas, cobertura de eventos realizados e divulgação das atividades da Escola, via streaming (tv por internet). “A Escola deve manter a histórica presença física que vem apresentando em todo Estado, com números recordes de eventos e participações nas subseções e na seccional, mas, acompanhando as novas e imperativas necessidades, com uma gestão completa, será possível o novo passo: a capacitação à distância com a TV ESA, com amplo acesso no conforto da casa e do escritório”, ressalta Márcio Widal, que é indicado à diretoria-geral da ESA pela Chapa 66.

Para os novos advogados, a ESA traz como proposta capacitação em gestão e de cursos profissionalizantes, cursos específicos quanto à atuação do advogado nas redes sociais, baseado nas regras do Novo Código de Ética e Conduta da OAB, treinamento focado em técnicas de audiência; elaboração da petição inicial; elaboração de contestação; produção de provas; alegações finais escritas e orais, curso de Gestão Empresarial (escritório) voltado para a advocacia, entre outros. 

Também constam nas propostas a criação da Escola de Inclusão Digital, com cursos periódicos voltados especificamente para a capacitação digital dos advogados, a elaboração de informativo eletrônico mensal, da Escola de Inclusão Digital, com as principais inovações do processo eletrônico, a criação do Programa de Línguas Estrangeiras - PROLES, que oferecerá cursos de línguas a um preço acessível e de boa qualidade, entre outras novidades para continuar o trabalho de modernização da ESA.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS