Paranaíba | Da redação/com JPTL | 21/07/2013 19h55

Instituto de Nefrologia de Paranaíba atende em média 60 pacientes por mês

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Paranaíba (MS) - Para priorizar o atendimento humanizado, o Instituto de Nefrologia de Paranaíba (Inepar) trabalha com um conjunto de ações que visa sempre o bem-estar do paciente. O trabalho de humanização, desenvolvido há cerca de três anos, tem surtido bons efeitos nos atendidos. Em média 60 pacientes são atendidos, mensalmente, em hemodiálise.

Em Paranaíba, o atendimento aos renais crônicos em tratamento dialítico é feito no Inepar, anexo à Santa Casa de Misericórdia, clínica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).  O Instituto tem capacidade para atender até 120 pacientes. Os atendidos são submetidos a três sessões de diálise semanalmente, sendo que cada sessão dura quatro horas.

Elaine Queiroz, psicóloga do Inepar há três anos, coopera para que haja um trabalho em equipe multiprofissional aperfeiçoado de maneira a promover a humanização e a adaptação dos pacientes ao novo estilo de vida. A intenção, segundo ela, é prevenir, cuidar, proteger, tratar e recuperar a saúde física e psicossocial dos pacientes, fazendo com que eles compreendam sua nova condição de saúde e conquistem autonomia e emancipação.
 
A psicóloga explicou ainda que a Política Nacional de Humanização (PNH) foi lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde. O atendimento humanizado é também “uma prática de saúde em que o profissional passa a ver a pessoa na sua totalidade, e não apenas como um corpo ou uma fragmentação, mas como um indivíduo que possui participação ativa no seu processo de saúde-doença”.

De acordo com Elaine, com base nos princípios da política de humanização, um atendimento humanizado “consiste em acolher o usuário, atendendo e valorizando as suas demandas biopsicossociais de forma a oferecer escuta ativa, empatia, aceitação e entendimento dinâmico para o adequado acolhimento do ser humano”.

Nos últimos três anos, a equipe multiprofissional do Inepar, de forma mais efetiva, busca acolher os usuários do serviço e minimizar seus sofrimentos e todas as suas demandas biopsicossociais, induzindo o paciente a aderir adequadamente ao tratamento e a sua nova condição de vida.

Além de todo o trabalho voltado para o atendimento físico, psíquico e social aos pacientes renais, os funcionários buscam desenvolver atividades que tragam alegria para os assistidos. Em cada data comemorativa é realizada uma atividade temática. Entre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2013 foram realizadas as comemorações de Páscoa, Dia das Mães e Festa Junina. O Inepar prepara para comemorar as próximas datas com os seus pacientes, sendo a próxima data, o Dia dos Pais.

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