Paranaíba | Da Redação/Com Jornal Tribuna Livre | 17/09/2012 15h42

Já não chove há quase 90 dias em Paranaíba

Compartilhe:

Há quase 90 dias não chove em Paranaíba, além de diversos outros problemas, o abastecimento de água da cidade também está sendo prejudicado. Segundo o gerente da Sanesul em Paranaíba, Marcos Malheiros, com o período de estiagem, o nível de água do rio Santana está muito baixo e o consumo muito elevado.

"A captação está baixa, mas o problema está no tratamento, pois quanto mais suja estiver a água, melhor os produtos tratam a água. Como não chove faz tempo, as impurezas que existem na água ficam no filtro, com o filtro sujo, temos que levar; nestes períodos que paramos para lavar às vezes demora para os reservatórios encherem", explicou.

A medida adotada, segundo Marcos, é realizar a lavagem dos filtros aos domingos pela manhã, quando o consumo é menor e os reservatórios estão bem cheios. Marcos ainda pediu que a população, principalmente das partes mais baixas, utilize somente o necessário de água. "A gente queria que a população entendesse o que está acontecendo, é uma estiagem muito grande, em todo País, com exceção de alguns Estados", disse.

Marcos ainda esclareceu o volume de água tratada não diminuiu, mas o consumo nesta época é maior e algumas pessoas exageram. Com relação ao nível do rio Santana, Marcos disse que ele está abaixo da média, mas eles mudam a bomba de captação do de local, o que não prejudica. Segundo o gerente, a Sanesul quer ativar um poço, que existe na Cohab Santa Rita de Cássia, que ajuda no abastecimento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS