Paranaíba | Da Redacao/Com Perfil News | 30/06/2012 21h02

Ministro das comunicações visita Paranaíba

Compartilhe:

Na quarta-feira (27) a unidade da UEMS em Paranaíba recebeu a visita do ministro brasileiro das comunicações, Paulo Bernardo. O convite foi feito a partir dos cursos de Direito e Ciências Sociais da Unidade e apoiado pelo reitor da Universidade, Fábio Edir dos Santos Costa.

Na ocasião o ministro proferiu uma palestra aos presentes abordando especialmente a nova lei de acesso à informação que a visa dar mais transparência à administração pública brasileira. Desde que foi implementada, há aproximadamente um mês, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão já registrou mais de 10,4 mil solicitações de informações feitas a todos os órgãos do Executivo federal. O sistema foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para centralizar o acompanhamento dos pedidos.

Comunicação

De acordo com os dados apresentados por Paulo Bernardo, o brasileiro está cada dia mais inserido nos processos de comunicação, desde o que se refere à comunicação direta, verificado, por exemplo, pelo aumento de linhas de celular habilitadas no país, até à comunicação mediada, observada no aumento das assinaturas de TVs fechadas. O acesso à internet teve um grande salto. Segundo o ministro, mais de seis milhões de domicílios no Brasil passaram a ter banda larga no ano passado, um crescimento muito expressivo.

Internet

Considerando os últimos sete anos o país passou por um crescimento de 197% no número de casas com internet, 166% com computador, e 902% de aumento no número de domicílios com internet de alta velocidade. Mato Grosso do Sul é o 9º Estado brasileiro com maior percentual de domicílios com internet, 27,8, número que deve aumentar nos próximos anos, com a aceleração do Programa Nacional de Banda Larga que ampliará a qualidade da internet em todo o Brasil.

O ministro também abordou a radiofusão brasileira. Segundo o que apresentou, as prioridade do Ministério das Comunicações nessa área, ainda em 2012, é estabelecer um novo regulamento para as rádios e TVs, acelerar a implementação da TV Digital, definir um modelo para rádio digital e criar planos nacionais para outorga de radiofusão.

Rádios

Durante a visita a Paranaíba, Paulo Bernardo recebeu das mãos do reitor da UEMS a solicitação para duas concessões destinadas a abertura de duas rádios universitárias, em Paranaíba e Dourados. O objetivo é que futuramente a UEMS possa encabeçar uma produção radiofônica que atenda aos interesses das comunidades acadêmicas da UEMS. O ministro recebeu e assinalou positivamente à possibilidade de tornar real o projeto das rádios universitárias e garantiu o ingresso da Universidade na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que aumentará significativamente a velocidade da internet na instituição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS