Paranaíba | Da Redação/Com Jornal Tribuna Livre | 09/08/2012 10h23

Município já registra 105 casos de hanseníase

Compartilhe:

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que cada município encontre 0,01 casos de hanseníase por ano, no caso de Paranaíba seriam 40 casos, levando em consideração dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); até o momento foram encontrados 105 casos da doença.

O número é o mais alto nos últimos três anos, e a principal orientação é prevenção, visto que ela é transmitida via respiratória; quanto mais cedo for diagnosticada, mas rápido o tratamento. Segundo o coordenador do Programa de Tuberculose e Hanseníase de Paranaíba, Max Freitas Silveira, a doença é causada por um bacilo, que entra pelas vias áreas, se instala nos pulmões e vai para o corpo todo. 

"Este bacilo tem uma preferência por pele e nervos, então a pessoa precisa fazer uma auto avaliação e procurar manchas em seu corpo de todas as cores [amarronzadas, avermelhadas, esbranquiçadas] e para ser hanseníase a pessoa tem que perder a sensibilidade dentro da mancha", explicou.Max informou ainda que o principal sintoma é a mancha sem sensibilidade, mas cabe ao profissional da saúde capacitado avaliar se esta mancha é mesmo hanseníase.

O coordenador destacou também que todos correm o risco, mas o que ele tem percebido é que as pessoas infectadas convivem com alguma pessoa infectada. "Não se pega hanseníase apenas em uma conversa, é uma rotina de muitos anos repirando o mesmo ar. A doença fica incubada, ela se manifesta de dois a dez anos", disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS