Paranaíba | Com prefeitura de Paranaíba | 20/04/2021 11h14

Paranaíba implanta Sala do Empreendedor para microempresários

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, em parceria com a Associação Empresarial e Comercial de Paranaíba (ACIP) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) implantou a Sala do Empreendedor no Paço Municipal disponibilizando vários serviços para microempresários. Todos os procedimentos desde a abertura de uma empresa até o gerenciamento de negócios podem ser feitos em um único local.

A Sala do Empreendedor tem o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos investidores locais. São oferecidos diversos serviços aos empreendedores, como os processos de abertura, regularização e baixa de uma empresa, alvará, cadastros, orientações e microcrédito junto aos Bancos, além de serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Edivando Quirino, a Sala do Empreendedor faz com que os cidadãos saiam da informalidade e tenham CNPJ como empresa. A criação da Sala do Empreendedor foi em 2018, no entanto a atuação efetiva ocorreu somente na atual administração. “Nós tivemos total apoio do prefeito Maycol Queiroz e com isso o cidadão passa a recolher um tributo mensal muito pequeno, além de garantir os seus direitos perante a Justiça Federal e possibilitar, inclusive, a contribuição para a sua aposentadoria”, disse.

O MEI também é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Por mais que exista uma série de restrições para contratação de funcionários, o MEI também permite a contratação de um funcionário, tendo um preço muito mais acessível do que outros tipos de empresa.

O Governo, buscando simplificar a regularização das empresas e desonera-las, isenta os MEI de terem um contador. Este serviço é oferecido na Sala do Empreendedor, que também tem à disposição dos MEI’s um administrador e um advogado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS