Paranaíba | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 06/02/2013 10h40

Paranaíba lidera geração de empregos em dezembro

Compartilhe:

Com pouco mais de 40,3 mil habitantes, a cidade de Paranaíba liderou o ranking do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, no mês de dezembro. Naquele mês, o município ficou em primeiro lugar entre cidades com mais de 30 mil habitantes, com o saldo de 59 empregos gerados. Foram registradas 545 admissões contra 489 desligamentos.

O resultado fez com que a cidade ultrapassasse a capital do Estado, que ficou na última posição com mais de dois mil postos de trabalho fechados; além de municípios como Dourados e Três Lagoas, todos com saldo negativo na geração de emprego. Além de Paranaíba, apenas Ponta Porã encerrou o último mês do ano com saldo positivo, 10 novos empregos com carteira assinada e a segunda colocação no ranking.

Os dados do Caged mostram que o comércio foi o principal responsável pelo resultado. No mês de dezembro, o setor registrou saldo de 79 novos empregos (181 admissões, contra 113 desligamentos). Em segundo lugar, destacou-se a pecuária, com saldo de 11 novos postos de trabalho com carteira assinada. O setor de Serviços ficou em terceiro, com seis novas vagas criadas. Já a indústria e a construção tiveram queda na geração de empregos em dezembro. A primeira fechou 18 postos de trabalho (admitiu 72 trabalhadores e demitiu outros 90) e a segunda, 19 – com apenas duas novas contratações e 21 demissões.

ANO

No acumulado do ano, a cidade também mostrou bom resultado. Em 2012, Paranaíba gerou 1.288 novos empregos (7.108 admissões contra 5.820 desligamentos). O principal responsável pelo resultado foi o setor agropecuário, que, sozinho, contratou 496 novos trabalhadores. Ao todo, foram 2.324 novos contratados contra 1.828 demitidos.

O Caged mostra ainda que a indústria da transformação, apesar do resultado registrado em dezembro, teve saldo positivo no decorrer do ano. Foram 264 novos postos de trabalho gerados no município de janeiro a dezembro de 2012, sendo 1.489 admissões contra 1.225 desligamentos. O setor de serviços aparece em terceiro, com 243 novos empregos, 20 a mais se comparado ao resultado obtido pelo comércio, com 227 novos contratados com carteira assinada.

Segundo o Caged, no acumulado do ano, apenas um setor teve saldo negativo: a administração pública contratou uma pessoa e demitiu duas no decorrer do ano, o que representa saldo de um posto de trabalho fechado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS