Paranaíba | Da redação/com JPTL | 31/05/2013 13h43

Paranaíba promove conferência para discutir a cidade

Compartilhe:

Paranaíba (MS) - A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Administração, promoveu quarta-feira, no auditório da Associação Empresarial de Paranaíba (ACIP), a 4ª Conferência Municipal da Cidade. O evento, com a presença do secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, sistematizou novas propostas para os rumos do município e levantou questões para o desenvolvimento do Estado. Os debates atraíram grande público. Cerca de 250 pessoas participaram da conferência.

A mesa que conduziu os debates foi formada por Diogo Tita, o vice-prefeito e secretário de Administração Fredson Freitas, a superintendente estadual das Cidades, Eva Maria Silveira, o conselheiro estadual das Cidades, Aquino Pereira de Oliveira, o presidente da subseção da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) Marcos Antonio Moreira Ferraz, o presidente da ACIP, Gilmar Gois, e os vereadores José Souto Silva e Jane Paula da Silva Colombo.

“Esse evento foi criado para que todos deem opinião e participem do desenvolvimento de nosso município, o que é melhor e quais as prioridades, por isso a importância da sociedade. Estou muito feliz com essa presença maciça da população”, disse o prefeito Diogo Tita.

Coordenador do evento, Fredson destacou o tempo restrito para a organização da conferência. “De repente, nos deparamos com essa necessidade no calendário e estamos tendo a felicidade de contar com uma participação efetiva da população, que hoje tem a oportunidade de ajudar a fazer o melhor para a cidade, para que ela fique bem falada, com conotação estadual e federal”, disse Fredson.

A superintendente Eva Maria disse que a sociedade é quem tem condições de apontar as necessidades de progresso e desenvolvimento. “O objetivo é obter a opinião da sociedade sobre todas as questões urbanas. O Ministério das Cidades consulta todas as cidades brasileiras para formular sua política nacional de desenvolvimento urbano”, explicou.

O conselheiro estadual das Cidades mostrou dados sobre o desenvolvimento, reforçando a necessidade de cada um lutar pelas mudanças do país. Em seguida, foram montados quatro grupos para a discussão de temas distintos, como habitação, saneamento, mobilidade urbana, planejamento e trânsito.

Após as discussões, foram colocadas em votação 12 propostas, das quais dez foram escolhidas para compor a pauta da Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em setembro.  Logo após a escolha, o secretário Carlos Marun conversou com os participantes, elogiou a organização e a participação da população de Paranaíba, e prometeu a premiação de duas bicicletas para a melhor redação, uma das universidades e outra de escola estadual.
 
“Paranaíba abre a seus cidadãos a possibilidade de opinar diretamente sobre vários aspectos, em uma ampla discussão. É quase que uma democracia direta. Quem quer participa, quem quer opinar opina e a ideias aqui discutidas podem ser importantes tanto para o município, quanto para o estado e o Brasil. É um processo rico, democrático e importante”, disse Marun.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS