Paranaíba | Da redação/Com Assessoria | 25/09/2012 16h07

Prefeitura de Paranaíba recolheu mais de 100 toneladas de pneus

Compartilhe:

A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Controle de Vetores, recolheu do município, este ano, mais de 100 toneladas de pneus, itens considerados criadouros de mosquito da dengue. As últimas duas coletas somaram cerca de 34 toneladas e foram enviadas, este mês em duas etapas, à Eco Pneus Reciclagem de Pneus Ldta, de Campo Grande/MS.

Destas, 20 toneladas foram recolhidas pelos agentes de combate de endemias e também com a colaboração de borracheiros, que destinam de pneus inutilizáveis para o Eco Ponto – local criado para o depósito. As outras 14 são restos de pneus oriundos do trecho da rodovia entre Três Lagoas e Costa Rica, trabalho este executado como auxílio à Coplan.

Segundo Ymara Lúcia Zanin Palchetti, diretora do Controle Municipal de Vetores – responsável pelo recolhimento –, a questão dos pneus em relação à dengue é bastante séria. Ela lembrou que, nos anos 50, Osvaldo Cruz conseguiu erradicar o Aedes aegypti do Brasil, porém o mosquito voltou em pneus, provavelmente contrabandeados do Caribe. Conforme ela, a Lei dos Resíduos Sólidos diz que a responsabilidade dos pneus cabe ao fabricante, mas ela lembra também que deve haver o envolvimento das políticas públicas. Por isso, garantiu a coordenadora, que a Prefeitura Municipal, por meio do Controle de Vetores, cumpre o seu dever de recolher e enviar os pneus para um destino correto.

Ymara também lembrou que, coma volta das chuvas, a atenção deve ser redobrada em relação aos possíveis depósitos. “Nós pedimos a colaboração de todas para não deixarem pneus ou recipientes com água parada, não jogarem pneus ou entulhos em terrenos baldios, à beira de córregos ou em quintais sem proteção”, disse.

Em caso de denúncia ou doação de pneus, ligue para o Controle de Vetores, 3669-0093.



VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS