Paranaíba | Com Prefeitura de Paranaíba | 13/02/2023 08h43

Prevenção da dengue deve ser reforçada no verão e na estação chuvosa

Compartilhe:

Com a chegada do verão e as chuvas típicas desta estação, é preciso redobrar a prevenção contra a dengue. Tendo em vista que esta é a estação mais quente do ano, acaba ocorrendo uma disseminação massiva de vírus como dengue, Zika vírus e Chikungunya vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim epidemiológico da semana 5, foram registrados 61 casos notificados de dengue e 03 casos positivos de dengue no município de Paranaíba. Devido a esse período chuvoso, o número de criadouros onde as fêmeas podem colocar ovos aumentou, e a alta temperatura acelerou o desenvolvimento dos mosquitos entre as fases ovo-larva-adulto.

Para evitar a disseminação do Aedes aegypti, as equipes de controle vetorial intensificaram seus esforços, realizando visitas domiciliares e palestras educativas.

Uma palavra de cautela é que o Paraguai está passando por um aumento nos casos de Chikungunya, e Punta Pooro já teve nove casos no início deste ano. Para evitar que a Chikungunya, Dengue e Zika se espalhem em nossa cidade, é importante que todos ajudem a prevenir a propagação do Aedes aegypti, evitar a água parada e eliminar seus criadouros.

Aqui estão algumas precauções para evitar os ciclos de reprodução do mosquito:

  • Tampe o reservatório;
  • Evitar acúmulo de pneus e garrafas no quintal;
  • Remover galhas e folhas das calhas;
  • Evite jogar lixo em locais abertos;
VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS