Paranaíba | Da Redação/Com Jornal Tribuna Livre | 25/10/2012 13h35

Programa auxilia pessoas a largarem o cigarro

Compartilhe:

Largar um vício não é fácil, e, muitas vezes, uma ajuda é necessária. Para auxiliar as pessoas que têm vontade de largar o cigarro, Paranaíba conta com um programa Antitabagismo. Os encontros são realizados, semanalmente, toda quinta-feira, às 13h, no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), na avenida Três Lagoas, 2230, ao lado da Matecsul.

São dois grupos por ano, cada um tem duração de quatro meses (tempo do tratamento). Para participar, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro e informar o seu nome – o próximo grupo começará em fevereiro. Os grupos são formados por 50 pessoas e as vagas são divididas entre as unidades. É feita uma triagem para selecionar os participantes.

Atualmente, o serviço sofre com um problema: a evasão de pacientes. Muitas pessoas são selecionadas, participam algumas vezes e não comparecem mais; assim, elas tomam vagas de outras pessoas. Outra dificuldade é que nem todos os pacientes que faltam podem ser substituídos, uma vez que, para o tratamento ser eficaz, é necessário ter grande frequência nas reuniões. Só é possível substituir, no máximo, nos três primeiros encontros; após isso, é inviável a entrada de outras pessoas, já que o tratamento está em um estágio mais avançado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS