Paranaíba | Da Redação/Com Jornal Tribuna Livre | 20/08/2012 11h52

Sindicato Rural de Paranaíba recebe especialista em pastagens

Compartilhe:
O pesquisador destacou que chegou o momento do produtor usar novas tecnologias. O pesquisador destacou que chegou o momento do produtor usar novas tecnologias. (Foto: Divulgação/Jornal Tribuna Livre)

Quando o assunto é pastagem, Armindo Neivo Kichel, pesquisador da Embrapa Gado de Corte é considerado um dos grandes especialistas no Brasil. Ele, que conta com projetos em vários estados e ministra palestras em diversas localidades, esteve em Paranaíba ontem, no Sindicato Rural, participando do ciclo de palestras do Mais Pastagem.

Segundo Kichel, a palestra serve para motivar e sensibilizar o produtor que é preciso buscar informações, usar tecnologias de custo baixo. A preleção, contou, muitas vezes deixa o produtor preocupado porque mostra as ameaças que o pecuarista tem hoje no sistema tradicional, os riscos que ele corre em produtividade, rentabilidade e problemas ambientais. Também são mostradas alternativas para recuperar, manejar e aumentar o sistema produtivo, principalmente explicando as causas da degradação dos pastos. “A nossa preocupação é que o produtor recupere o pasto, mas ele volte a degradar; então viemos com um conceito novo de que o pasto recuperado não deve e não pode mais degradar”, disse.

O pesquisador destacou que chegou o momento do produtor usar novas tecnologias, ser mais profissional, ter o conhecimento de quanto custa a produção, o gado por ano, um quilo/grama produzido de carne, um litro de leite produzido, entre outros valores. “A grande mensagem é aumentar a produtividade, reduzindo custos, diversificando os sistemas produtivos; com tudo isso, o produtor pode ser um empresário da área rural e conseguirá ter boa rentabilidade”, contou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS