Pesquisa | Com Correio do Estado | 15/04/2017 10h23

Estado terá centro de terapia celular e transplante de medula

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul terá o primeiro Centro de Terapia Celular e Transplante de Medula instalado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), em Campo Grande. A previsão é de que o banco de cordão umbilical seja implantado até o início de 2018. Já o serviço de transplante de medula deverá começar a funcionar somente dentro de dois anos.

“Vamos ter o banco de cordão umbilical e seremos habilitados para fazer o transplante. Os dados são mundialmente conectados e caso exista compatibilidade uma pessoa em qualquer lugar do mundo recebe a doação”, explica a superintendente do Humap, Andréia Brochado Antoniolli. “É algo novo, que não tem no Estado e irá beneficiar toda a região, especialmente nos casos de pessoas com leucemia (câncer no sangue), quando a quimioterapia não é o tratamento ideal”, conclui.

Inicialmente o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Humap terá capacidade para armazenar 3,6 mil bolsas de sangue, que ficarão guardados em um bioarquivo. Os materiais armazenados poderão ser utilizados no Mato Grosso do Sul, mas também em todo o Brasil e até enviados para outros países, por meio de parcerias da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCord).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS