Política | Da Redação | 19/03/2024 11h51

PSDB de Inocência anuncia pré-candidatura e vira ameaça à Toninho da Cofapi

Compartilhe:

O PSDB de Inocência anunciou que terá candidato nas eleições de outubro e se tornou uma ameaça em potencial ao atual prefeito, Toninho da Cofapi (DEM). O chefe do Executivo Municipal teve suas contas de 2014 e 2016 rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e caberá à Câmara da cidade, comandada por um rival tucano, decidir torná-lo inelegível ou não.

O Diário Oficial da corte de contas do último dia 19 de fevereiro mostrou que Toninho teve as contas de 2014 e 2016 rejeitadas. No primeiro caso, por escrituração irregular nos demonstrativos contábeis, orçamentários e fiscais; inconsistências em decretos de abertura de créditos adicionais; ausência de notas explicativas; e ausência de transparência ativa.

Já na segunda, de 2016, por não comprovação do rito de alteração orçamentária; escrituração contábil de modo irregular; inconsistência nos saldos do anexo 16 consolidado; inconsistência nos saldos das disponibilidades do município; inconsistência no preenchimento do quadro do superávit/déficit financeiro; inconsistência nos saldos das contas do patrimônio líquido; e notas explicativas elaboradas posteriormente à apresentação da prestação de contas.

Os pareceres do TCE, agora, são encaminhados à Câmara Municipal de Inocência. Por lei, cabe aos vereadores acatarem ou não o documento. Em caso positivo, o prefeito fica inelegível.

Para piorar a situação do prefeito, presidente da Casa de Leis da cidade, Henrique César (PSDB), já se colocou como pré-candidato no pleito de outubro, assim como seu correligionário José Arnaldo (PSDB), rival histórico de Toninho e que já foi comandou a cidade por três vezes - ele perdeu a última eleição para o atual prefeito, inclusive.

Ainda que a decisão de torná-lo inelegível não tenha validade para as eleições deste ano, devido aos prazos da Justiça Eleitoral, políticos locais acreditam que a imagem de Toninho deve ser arranhada, o que poderá influenciar de maneira direta no voto dos eleitores indecisos.

O Bolsão MS tenta uma entrevista com Toninho da Cofapi e Henrique César desde o início do mês, mas as mensagens não são respondidas. O espaço segue aberto para manifestação de ambos.

Reeleição em xeque

Apesar de ter a máquina pública nas mãos, Toninho não tem a reeleição garantida caso passe ileso pelo crivo dos vereadores. Pesquisa do Instituto Ranking divulgada no ano passado mostrou que ele lidera a corrida pela Prefeitura, porém, com pouca vantagem sobre José Arnaldo.

Toninho está empatado, dentro da margem de erro, com outros dois candidatos. Na espontânea, ele lidera com 14,33% das intenções de voto, seguido de perto por José Arnaldo, com 11%, e pelo ex-vereador Willian do Inocon, com 9,3%. Henrique César, com 5,67%, e o vice-prefeito Adair Aparecido Freitas, com 0,67%, correm por fora.

O levantamento mostra que 0,67% dos entrevistados apontaram outros nomes e 58,33% não sabem ou não responderam aos pesquisadores.

Na estimulada, o Instituto Ranking fez dois cenários. Toninho permanece à frente, mas sempre empatado com alguém dentro da margem de erro.

No primeiro cenário, atual prefeito tem 23%, José Arnaldo tem 20,33%, tendo na cola de ambos Willian do Inocon, com 18,67%. O trio está empatado tecnicamente. Mais atrás aparece Henrique César, com 10%, sendo que 28% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, Toninho da Cofapi continua na liderança, com 32,67%, tecnicamente empatado com José Arnaldo, com 27%, enquanto Henrique César vem bem atrás, com 12%, sendo que 28,33% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

O levantamento ouviu 300 eleitores nos dias 27 e 28 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,5%, para mais ou para menos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS