Protestos | Assessoria | 13/07/2023 11h10

Protesto contra a violência policial reúne pessoas no Parque dos Poderes

Compartilhe:

Cerca de 100 manifestantes caminharam, nesta quarta-feira (13), pelas vias do Parque dos Poderes cobrando apuração das autoridades em casos de jovens mortos com a Polícia Militar. O ato foi organizado pelo Instituto Anjos da Liberdade, organização social que desenvolve projetos na área de direitos humanos em todo o Brasil, e reuniu advogados, além de pais e mães de jovens que foram mortos pela polícia, supostamente em confrontos.

“Nosso objetivo é trazer uma reflexão social face a letalidade policial em Mato Grosso do Sul. Queremos que medidas sejam tomadas para que possamos fiscalizar e cobrar as autoridades”, explicou o advogado Márcio Ruzon.

Acompanhado da advogada Talita Dourado, ele protocolou denúncias no MPE (Ministério Público Estadual) e na Corregedoria da Polícia Militar. “Caso haja audiências ou reuniões, os representantes do Instituto irão acompanhar, juntamente com as famílias, para cobrarmos uma devolutiva mais efetiva do poder público”, afirmou.

Caminhada - A manifestação começou em frente à sede do Ministério Público Estadual e seguiu até o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), onde os presentes entoaram gritos de protesto cobrando o Judiciário. Para a pensionista Maria Ilma Coelho dos Santos de Souza, que teve um neto morto supostamente em confronto com a PM, é preciso pulso firme das autoridades.

“Só peço justiça. Tem que onerar o Estado e mudar a lei, ou vai continuar essa matança. Perdi meu neto de 23 anos, acordaram ele e deram dois tiros. Estou disposta a fazer o que for preciso para ter justiça”, cobrou.

Dados - Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), 49 pessoas foram mortas, supostamente em confrontos, por policiais militares entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023 na Capital de Mato Grosso do Sul. O número foi divulgado em reportagem do site MS Notícias.

Ainda conforme o veículo de comunicação, ao longo de todo o ano de 2021, a PM matou 17 pessoas em Campo Grande. Em todo ano de 2022, o número de mortes saltou para 19. Já em 2023, apenas nos dois primeiros meses, a PM matou 13 pessoas em intervenções.

No interior de Mato Grosso do Sul, a letalidade da PM também apresenta índices alarmantes. Entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, foram 59 pessoas nos 79 municípios do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS