Região | Da redação/com JPTL | 06/09/2013 12h29

Três municípios do Bolsão se inscrevem no "Mais Médicos"

Compartilhe:

Região (MS) - Três municípios do Bolsão Sul-mato-grossense se inscreveram no programa Mais Médicos, do governo federal, para receber médicos estrangeiros.  As cidades buscam suprir a demanda de sete profissionais para atender nas unidades públicas de saúde. Entre os municípios inscritos nessa segunda etapa, estão Aparecida do Taboado, que solicitou três médicos; Bataguassu, dois profissionais e Ribas do Rio Pardo, outros dois profissionais.

Conforme a secretária de Saúde de Bataguassu, Maria Angélica Benetasso, os profissionais solicitados, independentemente da nacionalidade, visam atender a demanda por profissionais que surgirá com as duas novas unidades de saúde em fase de construção no município. Os postos de Estratégia da Saúde da Família (ESF) estão sendo implantados para atender a população dos bairros Jardim Campo Grande e Santa Maria e deverão ser inaugurados no próximo ano. “Fizemos a inscrição junto ao Ministério da Saúde de acordo com a necessidade do município. Nesse cadastro, tivemos que constar o tamanho da unidade e também o da equipe de trabalho. Como vamos abrir duas novas unidades, solicitamos médicos para atender nesses ESFs. Mas, ainda aguardamos a confirmação do Ministério da Saúde”, explicou.

Maria Angélica completou:  “Na primeira etapa do Mais Médicos, foram contratados apenas profissionais brasileiros, que atenderam menos de 10% do solicitados. Agora, que foram abertas as inscrições para médicos de outras nacionalidades. Ainda não sabemos quem serão os médicos que atenderão o nosso município. O importante é vir e realizar um bom trabalho junto à população. Se forem cubanos, ótimo.”, lembrou.

Atualmente, o município conta com sete médicos atendendo nas unidades da Estratégia da Saúde da Família. A carência atual é de um clínico geral.

ESTADO

Já em todo o Mato Grosso do Sul, 16 cidades se inscreveram junto ao Ministério da Saúde para contratar médicos cubanos. Juntas, elas somam um pedido de 26 novos profissionais para suprir a demanda. Ontem foi encerrado o prazo de inscrições dos médicos interessados em ingressar no programa do governo federal. A expectativa é que, até o final do ano, quatro mil profissionais cubanos cheguem ao Brasil para ocupar as vagas remanescentes depois de novas rodadas de chamamento individual de médicos brasileiros e estrangeiros. 

O primeiro grupo de cubanos chegou ao país nessa semana. Os 400 profissionais serão direcionados para 216 municípios, sendo a maioria deles situada na região Norte e Nordeste. Juntas, essas duas regiões receberão 91% dos profissionais, o que corresponde a 364 médicos. Mato Grosso do Sul não foi contemplado nessa etapa.

Entretanto, neste mês, começaram a atuar no Estado, 12 médicos brasileiros. Campo Grande recebeu quatro médicos pelo programa e Corumbá, três.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS