Rural | Da redação/ com Imprensa Embrapa | 27/04/2016 14h17

Embrapa leva ciência e tecnologia para agricultores familiares

Compartilhe:

Os agricultores familiares exercem um importante papel na produção diversificada do Brasil, principalmente na de alimentos. Em Mato Grosso do Sul não é diferente. Para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no Estado, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) promove e realiza a Tecnofam 2016, evento de tecnologias e conhecimentos para agricultura familiar. A programação do evento é fundamentada na demonstração de tecnologias e troca de conhecimentos, acontecerá de 11 a 13 de maio de 2016, das 7h30 às 16h30.

São também realizadores do evento o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a Prefeitura Municipal de Dourados pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes) e o Sistema Famasul através do Senar/MS.

O objetivo é proporcionar acesso a diversas tecnologias a campo com foco na diversificação, agregação de valor e sustentabilidade dos sistemas de produção. Além da programação no campo, acontecerá uma mostra de tecnologias, equipamentos, maquinários, implementos agrícolas. Também serão realizadas oficinas nos temas: fruticultura, plantas medicinais e produção de leite.

As várias tecnologias que serão demonstradas a campo têm origem na Embrapa Agropecuária Oeste e em outras Unidades da Embrapa: Algodão, Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão, Gado de Corte, Hortaliças, Instrumentação, Mandioca e Fruticultura, Meio Norte, Milho e Sorgo, Pantanal, Suínos e Aves, Tabuleiros Costeiros.
"A Embrapa se preocupa igualmente com todos que fazem da agricultura seu negócio. No caso da Tecnofam, cria-se um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no negócio agrícola de base familiar", explica o pesquisador Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.
Ele ainda reforça que a Tecnofam foi criada para levar ciência e tecnologia para agricultores familiares e que toda a sociedade está convidada a visitar e conhecer o maior evento de tecnologias para agricultura familiar de MS. "É importante modernizar os processos produtivos, respeitando a lógica de escala da pequena propriedade para atribuir maior eficiência e eficácia nas cadeias produtivas. Isso resulta no desenvolvimento da produção de base familiar, de Mato Grosso do Sul e do Brasil", conclui Asmus.
Tecnologias a campo
Na Tecnofam, os participantes verão no campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste tecnologias para irrigação de baixo custo, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, novas forrageiras e suplementação alimentar na estação seca para bovinos de leite, sistema Horta Bios e manejo agroecológico do solo, manejo da cultura da goiabeira, opções de adubos verdes de outono/inverno e primavera/verão, segurança alimentar por meio de sistemas de consórcios envolvendo a cultura da mandioca, manejo da cultura do feijoeiro, consórcio milho com forrageiras e Sistema Agroflorestal em bases agroecológicas.

Mostra de máquinas e implementos agrícolas
Na área de mostra dinâmica de tecnologias, máquinas e implementos agrícolas, serão apresentadas tecnologias que contribuem para otimizar a mão de obra ou diversificar a renda em pequenas propriedades, como máquinas para processamento de mandioca, como a descascadora e palitadora de mandioca; equipamentos para a pecuária leiteira e piscicultura, como a prensa manual para fenação; irrigador solar; sistema de aquaponia; fixação Biológica de Nitrogênio; calda bordalesa, entre outras.

Oficinas, feira e atendimento
Serão quatro oficinas práticas, com vagas limitadas. As com inscrições serão feitas no dia. Confira os temas: enxertia de mudas de frutíferas e outros métodos de propagação de plantas, manipulação de plantas medicinais para produção de fitoterápicos, seleção, preparo e plantio de mudas de abacaxi e banana, manejo sanitário em bovinos leiteiros com foco em carrapatos, brucelose e tuberculose.

Haverá também um espaço para feira de produtos da agricultura familiar. Os visitantes poderão conhecer e adquirir diversos itens, como doces à base de goiaba, queijos, licores, banana chips, roupas confeccionadas com algodão colorido, entre outros produtos. No espaço de atendimento institucional, a expectativa é a construção participativa de ações compartilhadas com foco na Agricultura Familiar entre Embrapa Agropecuária Oeste e parceiros, como secretários municipais, gestores de associações e cooperativas e outras entidades que atuem junto à Agricultura Familiar.

Combate ao Aedes
Durante os três dias também serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste e Secretaria de Saúde da prefeitura municipal de Dourados. Dentro das diretrizes da Embrapa, está a mobilização em prol de ações que mobilizem clientes internos e externos da instituição para combater o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS