Saúde | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 08/09/2019 11h18

2ª edição do Progr. Saúde do Homem e da Mulher Rural

Compartilhe:

No sábado, dia 31 de agosto, o Senar-MS e o Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura e Famasul, realizaram a 2ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural em Aparecida do Taboado. A Administração Municipal cedeu o espaço físico da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Manoel Rodrigues da Silva” – Postão e disponibilizou uma equipe de profissionais formada de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, agentes administrativos, dentistas e Central de Regulação.

A abertura do evento ocorreu às 8h, com a presença do presidente e vice-presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez e Dartagnan Ramos Queiroz, respectivamente; do diretor-tesoureiro da Famasul, Marcelo Bertoni; do prefeito municipal Robinho Samara e do secretário municipal de Saúde, Márcio Galdino.

Foram realizados 150 exames com médico urologista, 50 exames com dermatologista, 51 consultas de ginecologia e 32 exames de Papanicolau (preventivo). Além disso, a equipe da Saúde trabalhou para auxiliar em exames de prevenção de doenças e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que totalizaram 392 atendimentos. A programação contou ainda com aferição de pressão arterial, sendo atendidos 81 cidadãos; exames de diabetes (glicemia capilar), que atenderam 79 pessoas; e orientação sobre a saúde bucal para aproximadamente 50 pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, e as coordenadoras de Áreas Médicas e Atenção Básica, Janete Queiroz e Cintia Lalucci, respectivamente, foram envolvidos 40 servidores municipais para o atendimento à população.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Robinho Samara agradeceu à Famasul e ao Sindicato Rural pela realização do Evento. Ele destacou ainda que esse tipo de evento traz inúmeros benefícios à população, principalmente à saúde dos munícipes. “Muito obrigado, de coração, pelo o que o Sindicato tem feito por Aparecida do Taboado. Estamos dispostos a apoiar no que for preciso para oferecer mais saúde à nossa população”, disse.

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, salientou que o programa busca promover a saúde e prevenir doenças no meio rural, contribuindo para melhorias na qualidade de vida das pessoas. “É um trabalho direcionado ao produtor rural, mas também ao parceiro desse produtor que, às vezes, pela lida no campo, não encontra tempo de cuidar da saúde. Então essa é a oportunidade”. Em nome da Diretoria, agradeceu a parceria da Famasul, Senar e Prefeitura Municipal em apoio a este projeto que ele considerou “uma das mais importantes ações que o Sindicato desenvolve junto com os parceiros”.

Marcelo Bertoni, tesoureiro da Federação representou a entidade. Ele agradeceu o apoio dos parceiros e colaboradores e falou da importância do evento. “Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o 2º que mais acomete os homens no país e eu fico feliz de ver essa quantidade de homens aqui hoje, porque sabemos o quanto o homem é descuidado com a saúde. Além disso, o câncer de mama também é o 2º que mais mata mulheres, junto com o de pele. Então, esse programa traz a prevenção aos três tipos de câncer que mais acomete a nossa população, por isso ele é tão importante, porque traz mais qualidade de vida às pessoas”.

O secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, agradeceu a colaboração de todos os profissionais e enfatizou que “não mediram esforços para que esse evento pudesse acontecer com êxito”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS