Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 21/10/2022 08h37

Alunos de TL são acompanhados por equipe multidisciplinar de Saúde e Educação

Compartilhe:

Com intuito de promover a saúde das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realiza o Programa Saúde na Escola (PSE).

No programa são desenvolvidas ações de Educação Alimentar e Nutricional e antropometria (peso, altura) e avaliação do consumo alimentar, para identificar os principais problemas que acometem os alunos e o levantamento do risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, que estão aumentando de forma alarmante no público infantil.

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, em parceria com o Município, que envolve profissionais da Saúde da Atenção Primária e profissionais da Educação, composto por enfermeiros, nutricionista e agentes comunitários de saúde.

A coordenadora do Programa PSE, nutricionista Mauriceia Ferro, ressalta que o PSE engloba várias ações além das avaliações antropométricas e educação nutricional.

“ O programa PSE é composto por várias ações, entre elas estão: promoção da atividade física, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde bucal, auditiva e ocular. E agora também são promovidas ações de prevenção a Covid-19 nas escolas.

Para realização das ações, elaboramos um Cronograma anual, que são direcionadas às equipes das unidades para o cumprimento das ações.

COMO FUNCIONA

A equipe do PSE realiza a cada seis meses avaliações antropométricas com os alunos da Educação Básica, as crianças com o Índice de Massa Corporal (IMC) alterado seja para baixo peso ou obesidade passam por acompanhamento nutricional.

As crianças avaliadas que constarem alteração (obesidade, sobrepeso ou baixo peso), são encaminhadas acompanhadas pelos pais ou responsáveis para a unidade de saúde para acompanhamento Nutricional Individualizado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS