Saúde | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 24/07/2019 14h21

Aparecida levou mulheres para prevenção do Câncer de Mama

Compartilhe:

Em continuidade aos atendimentos feitos no município de Aparecida do Taboado em parceria com o Grupo “Onça Pintada”, no dia 17 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou, no último sábado, 32 mulheres para fazer exames de prevenção do câncer de mama em Campo Grande.

A viagem foi organizada pela Central de Regulação e a saída ocorreu no Pronto Socorro, sendo acompanhada pelo prefeito Robinho Samara, diretora de áreas médicas, Janete Queiroz, e vereadores Gilson Barros e Andrey dos Reis.

A parceria nasceu por conta da crescente demanda de pedidos no município, apresentada pela Secretaria de Saúde. “A gente sabe da importância e necessidade para a mulher a realização desses exames, aqui no município não temos condições de realizá-los em grande escala, mas buscamos parcerias para levar as pacientes. Estamos empenhados em prestar o melhor serviço para a comunidade”, declarou o prefeito Robinho Samara.

Robinho enfatizou que com a ajuda dos vereadores é possível ter condições de buscar recursos para este tipo de serviço. “Quando eu falava que a saúde era a Secretaria mais importante para mim, hoje eu posso demonstrar com o número de veículos adquiridos e com os programas de Saúde implantados”, disse.

Janete Queiroz, por sua vez, agradeceu as colaboradoras da Central de Regulação que além de organizar a logística também foram acompanhar as pacientes.

A mamografia ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro. A estimativa do INCA em 2018 é de 59.700 novos casos no Brasil, com 14.206 mortes relacionadas ao tumor em 2013 (SIM). A mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher. Por meio dele é possível detectar e diagnosticar precocemente a doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres com 50 anos ou mais façam mamografia de rotina a cada dois anos, independentemente de pedido médico.

Antes dos 50 e depois dos 70 anos de idade, o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Mundial da Saúde consideram que a mamografia de rotina não traz benefício.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS