Saúde | Da Redação/Com Agência CNM | 07/10/2015 10h51

Brasil bate recorde de mortes por dengue

Compartilhe:

O ano ainda nem acabou, mas o Brasil já bateu recorde de vítimas por dengue. Essa foi a conclusão do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O documento confirma 693 mortes pela doença. Esse é o número mais alto desde 1990, dado mais antigo disponível. O recorde anterior foi registrado em 2013, quando o total de óbitos chegou a 674.

As estatísticas do órgão levam em conta o período de 4 de janeiro até 29 de agosto deste ano, o que indica que o balanço ao final do ano poderá ser ainda maior. De acordo com o boletim, nos oito primeiros meses deste ano, houve 1,4 milhão de casos da doença dos quais 1.284 foram considerados como quadros graves.

Em 2015, o que se nota é um aumento significativo no número de óbitos. A diferença chega a 70%, uma vez que no mesmo período do ano passado 407 pessoas morreram por causa da dengue. Um dos fatores que contribuiu para subir as estatísticas do cenário nacional foi a epidemia em São Paulo. No Estado, mais de 667 mil pessoas foram infectadas pelo vírus.

Comparativo por Estado - Do total de brasileiros que morreram neste ano em função da dengue, 58% viviam em cidades paulistas, o equivalente a 403 óbitos. Em segundo lugar, aparece o Estado de Goiás com 67 mortes, seguido pelo Ceará com 50. Minas Gerais não ficou muito distante: foram contabilizados 47 óbitos no mesmo período.

De acordo com o boletim, apenas quatro estados não registraram nenhuma ocorrência fatal: Roraima, Acre, Sergipe e Santa Catarina.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS