Saúde | Com Prefeitura de Paranaíba | 09/09/2022 08h39

Clínica “Saúde da Mulher” de Paranaíba está com assistência à contracepção

Compartilhe:

A secretaria de Saúde de Paranaíba informa que o Centro de Especialidades Materno Infantil do Município de Paranaíba (Clínica Saúde da Mulher), através do Programa de Planejamento Familiar, está oferecendo assistência à contracepção.

Os procedimentos disponíveis serão a laqueadura e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em mulher e adolescentes e também o procedimento de vasectomia para os homens.

Conforme explicou a enfermeira Cynthia Mirella, existem os métodos reversíveis que são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar e também existem os métodos irreversíveis, conhecidos como definitivos, que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia para os homens e laqueadura tubária para as mulheres.

“Entre os métodos reversíveis citamos os métodos de longa duração, também chamados de LARC’S, que são os DIU’s e implantes hormonais”, complementou Cynthia.

Sobre os métodos reversíveis, ou seja, que há possibilidade de reversão:

DIU de cobre: O DIU de cobre é uma estrutura de plástico flexível que possui porções recobertas por fios de cobre. Esse método previne a gravidez com muita eficácia, sendo uma boa alternativa para mulheres que não podem fazer uso do hormônio e que não desejam a gravidez.

DIU hormonal: é um sistema intrauterino que se destaca pela liberação de levonorgestrel, um hormônio progestógeno (semelhante ao hormônio natural chamado de progesterona). É o famoso DIU MIRENA que só é indicado conforme critério Estadual.

Implante intradérmico: Sua ação dura por até 03 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Sua eficácia é garantida. O Implante é inserido no antebraço, liberando continuamente um hormônio derivado da progesterona - o etonogestrel - na corrente sanguínea. Esse hormônio bloqueia a ação dos ovários, impedindo-os de liberar os óvulos e também aumentando a hostilidade do muco cervical, que passa a ser mais espesso e, portanto, reduz a mobilidade do espermatozoide.

Métodos irreversíveis, que não há possibilidade de reversão:

Laqueadura: A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é uma cirurgia de esterilização definitiva que consiste em cortar as trompas de Falópio, interrompendo assim a comunicação entre o ovário e o útero, o que impede que o esperma chegue até o óvulo e ocorra fecundação, prevenindo permanentemente a gravidez.

Vasectomia: É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

Os interessados em realizar o planejamento familiar devem procurar a Clínica de Saúde da Mulher que está localizada na Avenida Edu Queiroz Neves, s/n no bairro Santo Antônio com xérox de documentos pessoais: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos, RG, CPF do cônjuge e preventivo realizado no último ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS