Saúde | Com Prefeitura de Costa Rica | 23/09/2022 09h04

Costa Rica ocupa 2ª posição no ranking das cidades que mais vacinaram contra covid em MS

Compartilhe:

De acordo com o levantamento completo que mostra quantos se vacinaram nas 79 cidades de Mato Grosso do Sul contra a Covid-19, desde a disponibilização da vacina em janeiro de 2021, Costa Rica ocupa a 2ª posição no ranking das cidades com maior cobertura, perde apenas para Novo Horizonte do Sul que está em primeiro. Até esta sexta-feira (23), 60.606 doses foram aplicadas na população com percentuais de vacinados (D1 e DU) de 112,20% e de imunizados (D2 e DU), 103,45%.

Apenas nove cidades alcançaram 100% da população geral vacinada, de acordo com o painel MAIS (Monitor de Apoio às Informações em Saúde).

No ranking das mais vacinadas estão, respectivamente: Novo Horizonte do Sul, Costa Rica, Selvíria, Antônio João, Vicentina, Inocência, Rio Negro, Ivinhema e Paranaíba, acima de 100% de cobertura vacinal com base na estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O secretário de Saúde de Costa Rica, Jovenaldo Francisco dos Santos, atribui a vice-liderança os esforços da equipe de saúde. Houve plantões de vacinação com servidores em feriados, fins de semana e no horário noturno. Assim como boa parte das gestões, foi criado um comitê de enfrentamento da doença, e que continua em ativa atualmente para atingir a carteira vacinal contra a poliomielite.

“A equipe foi guerreira, esforçada. Chegava vacina e nem ‘esquentava’ dentro da geladeira, ia direito para os pontos de vacinação. Quando começamos a perder pacientes, solicitamos ao secretário (Secretaria Estadual de Saúde) mais 1,5 mil doses, foi quando nossa taxa de óbitos caiu. Foi graças à disponibilidade da nossa equipe de saúde, independe do horário, em horário estendidos, à noite, busca ativa de pessoas que não tinham tomado a segunda dose. Um esforço coletivo”, afirmou o gestor da Saúde costarriquense.

Para o prefeito em exercício, Roni Cota, a vacinação em massa da população é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. “Graças às vacinas está sendo possível controlar a Covid-19. Os casos mais graves da doença foram reduzidos e evitou muitas hospitalizações e mortes pelo coronavírus. Vacina boa é vacina no braço”, argumentou o gestor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS