Saúde | Da Redação | 08/03/2024 14h28

Dengue: Duas cidades do Bolsão apresentam alto índice de infecção

Compartilhe:

Dois municípios do Bolsão sul-mato-grossense apresentam alto índice de infecção pela dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado no último dia 15 pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A cidade de Chapadão do Sul tem incidência de 471 casos para cada grupo de 100 mil habitantes e está na 7ª colocação no ranking divulgado pela pasta. Já Brasilândia tem 328 casos para o mesmo grupo. Até o momento, Chapadão do Sul tem 146 casos prováveis, e Brasilândia, 38.

Os "casos prováveis" englobam aqueles que estão em investigação, confirmados e ignorados. Não são considerados os casos descartados.

Já os "casos confirmados" são aqueles encerrados para o agravo, levando em conta o critério laboratorial ou clínico-epidemiológico, sujeitos a alterações.

De todas as cidades, Chapadão do Sul ainda lidera o ranking de casos confirmados, com 143, bem acima da segunda colocada, Costa Rica, que tem 82.

Combate - A Prefeitura de Chapadão do Sul está empenhada no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. No mutirão Descarte Já!, equipes do município percorrem bairros da cidade para a coleta de materiais inservíveis que podem acumular água.

O calendário do Descarte Já! é divulgado semanalmente nas redes sociais e no site da Prefeitura de Chapadão do Sul.

O recolhimento acontece a partir das 8h. São recolhidos materiais como pneus velhos, garrafas, baldes ou qualquer recipiente que acumule água, além de eletrodomésticos, móveis velhos e lixo acumulado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS