Saúde | Com CNM | 06/12/2017 09h10

Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele

Compartilhe:

Com a chegada do verão e das férias, a campanha Dezembro Laranja chama atenção da população para a necessidade de combater e prevenir o câncer de pele. A inciativa encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) objetiva estimular o diagnóstico precoce e as ações preventivas.

 

O primeiro ano da iniciativa ocorreu em 2014. Desde então, ações são promovidas no último mês do ano, para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo da doença, que é o mais frequente no país, e registra cerca de 176 mil novos casos anualmente. Diante da realidade dos números, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

 

A incidência de raios ultravioleta (UV) nas terras brasileiras durante todo o ano leva à necessidade de um cuidado especial e contínuo com a pele. “Como o efeito da exposição solar é acumulativo, é mais comum a incidência da doença em indivíduos com mais de cinquenta anos”, afirma o rádio-oncologista da Radiocare, centro avançado de radioterapia do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, Leonardo Chamon.

 

Protetor solar

 

Já o dermatologista, Bruno Vargas, alerta para o uso do protetor solar, independe da idade ou do sexo da pessoa. Também chama a atenção para as manchas rosadas, pintas pretas e/ou castanhas e mesmo feridas na pele é preciso procurar logo um especialista. “Elas podem surgir em diversas regiões do corpo, porém, locais mais expostos ao sol têm incidência mais frequente, como orelhas, pescoço, face, couro cabeludo, ombros e costas”, pontua Vargas.

 

No último sábado, 2 de dezembro, em todo o Brasil, foi realizado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele (Dia C) pela SBD. Em mais de 100 postos de atendimento, de quase todos os estados brasileiros, um mutirão de médicos avaliou, gratuitamente, lesões de pele. Com o slogan Cristo Redentor adverte: Se exponha, mas não se queime, a Arquidiocese do Rio de Janeiro coloriu Cristo Redentor com iluminação laranja, das 17h às 19h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS