Saúde | Com Prefeitura de Selvíria | 04/03/2024 13h54

Escolas de Selvíria recebem palestras sobre prevenção à Dengue

Compartilhe:

Uma ação educativa de combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite a Dengue e outras doenças, vem acontecendo nas escolas de Selvíria desde a semana passada. Palestras vem sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de conscientizar os estudantes a eliminarem os criadouros e combater a doença.

A bióloga Jeane Alves de Jesus, da Vigilância Sanitária de Selvíria, que vem realizando as palestras, que o envolvimento das crianças e adolescentes no combate à doença é muito importante. “Os alunos tornam-se agentes multiplicadores dentro de suas próprias casas e na vizinhança ao divulgar e fiscalizar possíveis criadouros, afinal são orientados a identificar os objetos que possam acumular água e também de fazer o descarte correto destes materiais”, explicou Jeane.

Para conter o avanço da Dengue em Selvíria, a Secretaria de Saúde tem intensificado ações com visitas aos domicílios e comércios, além da conscientização da população da importância na prevenção.

Selvíria também já está vacinando crianças de 10 à 14 anos contra doença.

O que fazer para combater a Dengue

- É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.

- A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.

- Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

- Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

- Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS