Saúde | Com Prefeitura de Costa Rica | 13/02/2020 10h45

Inicio da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo

Compartilhe:

Iniciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A primeira etapa da campanha segue até 13 de março. Podem se vacinar crianças e adolescentes de 05 a 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias).

“O objetivo desta ação é garantir a devida proteção a população contra o Sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País, sendo este um passo importante para recertificação da eliminação da doença no Brasil”, destacou a enfermeira e secretária Municipal de Saúde.

Todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – estão preparadas para receber e imunizar as crianças e adolescentes. Tendo como dia D da campanha, 15 de fevereiro (sábado), onde as unidades de saúde estarão abertas das 08 às 17 horas.

A segunda etapa da campanha ocorre no período de 03 a 31 de agosto e terá como público alvo pessoas com idade entre 30 a 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias. O dia D de mobilização Nacional será em 22 de agosto.

Segundo a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, o Sarampo permanece ativo no País e diante da necessidade de proteger a população contra a doença, neste ano, o Ministério da Saúde, vai realizar a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.

“O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após”, disse gerente técnica de Vigilância Epidemiológica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS