Saúde | Com Portal do MS | 08/01/2018 10h00

MS fechou 2017 com menor índice de notificações de casos de dengue

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2017 registrando o menor índice de notificações de casos de dengue. O último boletim epidemiológico apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que até o dia 29 de dezembro, foram registradas 6.201 notificações da doença. Trata-se de um número expressivo se comparado ao ano de 2016, onde foram registradas 59.874 notificações e até mesmo 2013, ano mais epidêmico, com 102.026 notificações.

 

A partir de 2014, o Governo do Estado começou a intensificar as ações voltadas ao combate ao vetor, aumentando o número de capacitações em todos os municípios e realizando ações de combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Entre as principais ações está a implantação da Sala Estadual de Situação em dezembro de 2015, criada para registrar os dados levantados a cada visita realizada pelo agente de endemias, direcionando assim as ações de redução dos criadouros do mosquito.

 

Em conjunto com o trabalho da Sala de Situação os cursos de capacitação para os profissionais que atuam no enfrentamento ao mosquito, foram intensificados em todos os 79 municípios, proporcionando a atualização da estrutura e operação em campo dos agentes.

 

De acordo com o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lucio Rosa, as ações voltadas para o enfrentamento ao Aedes aegypti foram sendo intensificadas a cada ano, tendo como objetivo reduzir as notificações e conscientizar a população quanto aos cuidados com criadouros do mosquito. “O Estado implementou medidas anualmente para fechar cada vez mais o cerco contra o mosquito. Tivemos um grande avanço com a Sala Estadual de Situação, a sua implantação nas regionais do Estado e, principalmente, na capacitação dos profissionais envolvidos nas ações de endemias. Grande parte desta mobilização é também resultado da parceria com várias instituições e com a própria população que vem se conscientizando sobre os cuidados com o mosquito”, destaca.

 

Em novembro do ano passado, a SES lançou a Mobilização Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, onde foi lançado o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Mosquito, que designa as ações durante o ano com a parceria de várias secretarias e instituições parceiras. A secretaria também entregou dois mil smartphones que servirão para atender os agentes de endemias dos 79 municípios.

 

Cada aparelho possui o sistema E-Visita instalado, que é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o registro de informações de endemias, incluindo a situação dos imóveis visitados e se há focos do mosquito. Em 2017, foram capacitados 27 técnicos, 79 coordenadores municipais de Controle de Vetores e 180 supervisores municipais de Controle de Vetores.

 

A Caravana da Saúde, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado também realizou ações durante as suas edições, entre elas a mobilização em parceria com a Defesa Civil, Exército e Secretarias de Saúde dos municípios na limpeza de terrenos baldios e orientação à população sobre os cuidados contra o Aedes Aegypti.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS