Saúde | Departamento de Comunicação | 18/03/2020 08h31

Paranaíba inicia campanha de combate a Tuberculose

Compartilhe:

Com intuito de conscientizar e descobrir possíveis casos de Tuberculose no município, a Secretaria de Saúde de Paranaíba começa nesta terça-feira (17), e segue até dia 31, uma campanha em combate a doença. Serão desenvolvidas atividades pedagógicas como, por exemplo, palestras nas unidades de saúde e exames de escarro.

“A falta de informação é a pior doença, porque se a pessoa conhece os sintomas da doença ela procura o médico, mas se não conhece, pode até morrer, por isso nós sempre prezamos, durante essas campanhas, levar informação ao paranaibense”, explica Carla Patrícia Eugênio, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

A Tuberculose, doença infecciosa que atinge os pulmões, foi, segundo dados do Ministério da Saúde, controlada no país, porém a preocupação ainda continua, já que muitas pessoas contraem a doença por conta da fragilidade no sistema imunológico.

Os sintomas são: tosse com ou sem secreção (espessa ou sanguinolenta); cansaço excessivo; falta de ar; febre baixa (mais comum no fim do dia); sudorese noturna e falta de apetite, além de perda de peso e rouquidão.

“É de extrema importância que paciente ao ter alguns desses sintomas por vários dias procure uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura, mas precisa ser tratada”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS