Saúde | Com Prefeitura de Selvíria | 28/11/2023 13h35

Prefeitura de Selvíria reforça cuidados com a saúde bucal da população

Compartilhe:

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, está reforçando os cuidados com a saúde bucal da população, principalmente em relação ao câncer bucal, uma doença com alto grau de incidência, mas que pode ser evitada com bons hábitos.

A equipe de saúde bucal, coordenada pelo dentista Dr. Felipe Fernandes, esteve visitando moradores em suas residências, entrando material de divulgação sobre o câncer bucal, fazendo avaliações e orientando sobre a necessidade de visitas regulares ao dentista.

Vale ressaltar que a Prefeitura oferece atendimento odontológico gratuito à população e que as consultas podem ser agendadas nas ESFs.

No final da visita, devido ao forte calor que vem sendo registrado Município, os moradores foram presenteados com sorvetes pela acolhida das equipes.

Cuidados diários

Para garantir a saúde bucal é necessário manter uma rotina de escovação após cada refeição; trocar a escova de dente a cada três meses; usar fio dental; limpar a língua; ter uma alimentação saudável; evitar o uso de próteses mal ajustadas; evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas e ir ao dentista regularmente.

Os problemas mais comuns são cáries provocadas pela higiene inadequada, excesso de doces e carboidratos; lesões bucais ou aftas provocando inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios, devido herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas; mau hálito por falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental; gengivite e o câncer bucal.

Câncer bucal

O câncer bucal, também conhecido como câncer de boca ou câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que acomete os lábios, língua, assoalho da boca (região embaixo da língua), palato (céu da boca), gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Para prevenir a doença, é importante diminuir as chances de desenvolvimento do tumor com o controle dos comportamentos de risco, como:

- Não fumar e nem mascar tabaco;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Usar chapéu e protetor labial em caso de exposição constante à radiação solar;

- Fazer uso de preservativos, inclusive durante a prática de sexo oral;

- Vacinar contra o HPV nas faixas etárias indicadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS