Saúde | Com Prefeitura de Paranaíba | 15/03/2023 08h42

Saúde de Paranaíba iniciará atendimento especializado para idosos

Compartilhe:

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Saúde, visando o atendimento humanizado e priorizando atenção especial aos que mais necessitam, dará início, aos atendimentos de médicos geriatra na rede municipal de saúde. As consultas acontecerão no PSF Central, o Postão. A especialidade é voltada para os idosos e auxiliará no envelhecimento saudável dos pacientes.

De acordo com a secretária de Saúde, a novidade vai ao encontro da demanda gerada pelo envelhecimento da população, o que requer um atendimento especializado: “A geriatria é muito importante no sentido da promoção, da prevenção, da reabilitação e do tratamento das doenças pré-existentes. A nossa intenção é coordenar o cuidado com os idosos e fazer um atendimento em conjunto com as unidades de saúde, onde serão feitas uma triagem para mapeamento dos possíveis usuários. O atendimento de um geriatra é um multidimensional. Ele avalia várias dimensões, não só a parte clínica, mas também a parte social, a questão emocional e da cognição”.

O Chefe do Executivo de Paranaíba disse que um dos objetivos é aproximar o profissional dos usuários, uma vez que a facilidade de acesso é especialmente importante para os idosos. “O serviço vai garantir um acompanhamento mais completo. Nosso papel é dar mais qualidade de vida, preservando ao máximo a autonomia dos idosos. É um cuidado individualizado voltado para a pessoa, para o contexto familiar, o contexto social, ele engloba não só a doença, mas tudo aquilo que está em torno do idoso e que necessita de cuidados individualizados. É uma especialidade muito bonita, muito caridosa”, completou o Prefeito.

A Enfermeira Coordenadora do Centro de Especialidades Médicas informou que é muito importante e notório que nosso município tenha essa especialidade, visto que no país existem poucos profissionais dada necessidade da população. “O serviço atenderá os idosos de forma atenciosa, específica, cuidando do idoso de forma integral. A expectativa é de melhor atendimento aos idosos e diminuição de fila de outras especialidades, pois muitos idosos deixarão de necessitar de especialistas diversos para se concentrar aquele que trata especificamente de sua faixa etária”, encerrou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS