Saúde | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 13/03/2024 14h36

SES Intensifica Ações de Combate às Arboviroses em Chapadão do Sul

Compartilhe:

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul, por meio do Controle de Endemias, intensificou as medidas de combate ao mosquito transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, reforçando a importância da conscientização e prevenção na comunidade.

Como parte da estratégia, foram realizadas diversas ações, incluindo a entrega de material informativo nas portas das escolas e alertas através de carro de som nas ruas, visando sensibilizar a população sobre a importância de cuidar de seus imóveis para evitar a proliferação do mosquito.

Além disso, foi implementado o bloqueio químico com bomba costal nos quarteirões onde foram notificados casos das doenças, especialmente nos bairros com menor incidência. Nos locais com maior incidência, a estratégia adotada foi o bloqueio com duas UBV-Pesadas (fumacê). A disponibilização dessa segunda máquina foi possível graças ao empréstimo realizado através da Coordenação Estadual, o que proporciona maior agilidade na interrupção do ciclo de vida do mosquito.

É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas simples de prevenção dentro de seus imóveis, evitando o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas, lavando pratos de plantas e bebedouros de animais frequentemente, mantendo as caixas d’água fechadas e realizando a manutenção nas calhas, entre outras ações.

A colaboração de todos é essencial para combatermos essas doenças e protegermos nossa comunidade. A Secretaria de Saúde reforça o compromisso em continuar atuando de forma incansável na prevenção e controle das arboviroses, contando com o apoio e participação ativa de toda a população de Chapadão do Sul. Juntos, podemos vencer essa luta contra o mosquito transmissor e garantir a saúde e bem-estar de todos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS