Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/08/2022 08h42

SMS TL lança projeto “Entomologia nas Escolas” com entrega de kits e capacitação aos professores

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o projeto “Entomologia nas Escolas” que tem como objetivo estimular o aprendizado dos alunos e a prevenção de doenças.

O projeto consiste em oferecer uma coleção entomológica e orientação para professores de biologia e ciência da rede pública e privada de ensino, além de serem capacitados por técnicos da SMS dos setores de Entomologia e Promoção em Saúde. Os educadores recebem instruções para utilizar a coleção entomológica durante as aulas práticas, como ferramentas complementares do ensino e aprendizagem, para doenças como arboviroses, leishmanioses entre outras.

A coordenadora do setor de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, explica que a entomologia é uma ciência que está designada ao estudo dos insetos. Devido ao clima tropical do Brasil é comum a proliferação desses insetos que podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, os mais comuns são Dengue, Leishmaniose, Febre Amarela e a Doença de Chagas.

“A Prefeitura realiza a identificação, análise e estudos mais profundos de cada vetor, por meio da observação de ovos, larvas pupas e alados de mosquitos capturados através de armadilhas, e esse material biológico foi submetido a tratamentos químicos e conservador, que foram organizados e identificados com propósitos científico e didático entre outros fins” destacou a coordenadora.

COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA

Nesta semana, o setor entregou as primeiras coleções nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) e outras instituições também serão completadas ao decorrer do ano.

As coleções entomológicas são compostas do ciclo biológico do Aedes aegypti (ovo, pupa, larva e adultos), espécime de flebotomineo, larva e alado de Culex sp. O material entregue foi armazenado em tubos de ensaio de plástico com álcool 70% compostas de exemplares de insetos.

Essas amostras que compõem a coleção didática foram produzidas a partir de material biológico coletado durante os trabalhos de campo e também criados no laboratório de Entomologia da SMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS