Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 09/12/2022 09h11

Unidades de Saúde de TL ganham aparelhos de Ultrassom Obstétrico para pré-natal

Compartilhe:

Na última quarta-feira, quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas passam a oferecer exames de Ultrassonografia Obstétrica (USG) para gestantes durante o pré-natal.

As aquisições têm como objetivo atender as situações de urgência obstétrica, reduzir a mortalidade materna, ampliar o acesso das pacientes e melhorar a estrutura dos serviços de saúde ofertado às crianças e mulheres.

Anteriormente, este tipo de exame era somente ofertado pela clínica da mulher, e há seis meses na USF Santa Luzia pelo projeto Bem Nascer em parceria com o Estado. Agora passam a ser oferecidos para todas as gestantes seguindo indicações clínicas que caracterizam urgência no atendimento a gestantes.

Para marcar o início da operação dos três novos aparelhos de USG, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quarta-feira (30), solenidade simbólica na USF São Carlos (Joel Neves), com a primeira paciente atendida.

A gestante de primeira viagem, Tayna Laura Camargo Roseno, de 27 anos, acompanhada do esposo, Vinicius Marcelino Carvalho, inauguraram o aparelho, o exame foi realizado pelo médico ginecologista Ruy José da Costa Neto.

Durante este mês o médico, juntamente com outros ginecologistas da Rede Municipal de Saúde receberam capacitação para manusear as novas aquisições.

Participaram da solenidade a secretária da SMS Elaine Furio, a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Andréia Lima, a coordenadora da USF São Carlos, Moniz Saiki, a primeira-dama de Três Lagoas, Leide Dayane e o presidente da Câmara Municipal, Cassiano Maia.

PROJETO BEM NASCER

O Bem Nascer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o apoio e comprometimento dos municípios, para redução da mortalidade materna-infantil no Estado, com o propósito de melhorar a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres, como também, a qualificação dos profissionais e atualização da rede materno e infantil do Mato Grosso do Sul.

Em Três Lagoas, a madrinha do projeto é a primeira dama Leide Dayane, assim como acontece nas demais cidades, por representar as mulheres sul-mato-grossenses e a importância do cuidado com a saúde feminina e também das crianças. Leide participou da doação do USG que atende desde abril a USF Santa Luzia.

Visando fortalecer ainda mais o projeto, o Município adquiriu mais três equipamentos, que serão utilizados a partir desta quarta-feira (30), nas USFs São Carlos, Novo Oeste e Vila Alegre.

A secretária ressaltou que não é somente essa conquista dos aparelhos que o prefeito vem proporcionando. “ O Prefeito vem investindo muito em toda atenção materna infantil. Antes na Clínica da Mulher tínhamos apenas um profissional que realizava ultrassonografia, hoje temos quatro, apenas um único médico era responsável por acompanhar pré-natal de alto risco na Rede, hoje temos dois. Fortalecemos muito também a Clínica da Criança, em toda atenção infantil, na questão do autismo e das crianças que necessitam de um acompanhamento completo” citou Elaine.

A primeira dama recordou que há 23 anos quando ficou grávida, fez seu primeiro ultrassom aos seis meses, na rede particular, pois não conseguiu na rede pública, e o exame mostrou que seria uma menina, mas no parto nasceu um belo menino. “ Hoje é tudo diferente, felizmente as gestantes têm mais acesso, o Bem Nascer é mais uma ferramenta que vem acrescentar, nossa meta é colocar um aparelho desse em todas as Unidades. ” informou.

O aparelho não irá atender somente gestantes, ele atenderá também nas inserções de Dispositivo intrauterino (DIU) que começaram a ser colocados nas pacientes nas USFs desde 2021. Após a colocação é necessário fazer exame para saber se está mal colocado, agora não será preciso mais aguardar agenda na Clínica da Mulher.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS