Saúde | Com Portal do MS | 18/03/2023 08h20

Vacinas contra a Mpox chegaram em MS e municípios selecionados devem fazer busca por público-alvo

Compartilhe:

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) recebeu nesta terça-feira (14), a primeira remessa da vacina MVA-BN Jynneos Mpox. As 332 doses ficarão armazenadas na sede da CEVE (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) até que os municípios com maior registro da doença, entre eles Campo Grande, Dourados e Três Lagoas informem o quantitativo necessário para imunização do público-alvo.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que estes municípios elencados deverão fazer busca ativa do público-alvo informado pelo Ministério da Saúde.

“Das 332 doses, nós vamos conseguir atender 166 pessoas com a D1 da vacina, além de reservar um percentual que se faz necessário para atendimento pós-exposição. Mas de acordo com o andamento da vacinação e verificação de necessidade de reposição dessas doses, nós reportaremos essa necessidade ao Ministério da Saúde que fará o ajuste no quantitativo a ser enviado aos estados, se necessário”, afirma Goldfinger.

Ministério da Saúde recomenda que as vacinas contra a Mpox sejam restritas aos seguintes grupos:

  • Pessoas vivendo com HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e com contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus e que possuam de 18 a 49 anos de idade.
  •  As vacinas serão ministradas em duas doses, D1 e D2, com intervalo mínimo de 28 dias entre as doses.

Mpox

A Mpox é uma doença causada pelo vírus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, geralmente autolimitada, cujos sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. O período de incubação do vírus é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

A pessoa infectada é assintomática no período de incubação. A manifestação cutânea típica é do tipo papulovesicular (manchas vermelhas), precedido ou não de febre de início súbito e de linfadenopatia (inchaço dos gânglios). Outros sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS