Tempo | Com Notícias Agrícolas | 04/09/2019 10h58

Chuvas retornam para o Centro-Oeste após estiagem

Compartilhe:

As chuvas retornaram para áreas da região Centro-Oeste do Brasil nos últimos dias e pancadas de chuva aos poucos ainda devem ocorrer. Essa condição mais instável coloca fim a um longo período de estiagem na região. Ainda assim, o mês de setembro será de precipitações abaixo da média.

"O fluxo de umidade da região Amazônica está colaborando para a formação de nuvens carregadas em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso", destacou a Climatempo. A empresa destaca que os volumes registrados nas últimas horas são baixos e não suficientes para aumentar a umidade.

O mapa da Climatempo de água disponível no solo segue mostrando baixa porcentagem para quase toda a faixa central do Brasil. No Centro-Oeste, boa parte dos estados apresentam água disponível no solo para o desenvolvimento das plantas abaixo de 10%.

Para esta quarta-feira (04), a previsão é de tempo nublado em Mato Grosso do Sul, com chuva isolada sobre o Sul e Leste do estado. Chuva isolada também pode ocorrer sobre o Noroeste de Mato Grosso e pancadas no Sul de Goiás. As demais áreas terão céu claro e tempo parcialmente nublado.

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os cinco maiores acumulados da região Centro-Oeste na terça-feira (03) foram registrados em Chapadão do Sul (MS): 15,8 mm, Paranaíba (MS): 6,8 mm, Ribas do Pardo (MS): 0,6 mm, Cassilândia (MS): 0,6 mm e Itiquira (MT): 0,4 mm.

Esses volumes são bastante baixos, mas já mudam o cenário de estiagem registrado na região nos últimos tempos. "Em Goiás e no Distrito Federal, a seca é total. Em Goiânia, a estiagem já dura aproximadamente 109 dias. A última chuva registrada foi de 10 milímetros e ocorreu no dia 18/05", disse a Climatempo.

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, em Brasília (DF), não chove a aproximadamente três meses. A última chuva foi de 6,9 milímetros no dia 04 de junho. "A tendência é que o período de estiagem se encaminhe para perto do fim e as chuvas da primavera devem começar com alguma irregularidade no fim do mês de setembro", diz a empresa.

Apesar das chuvas já começarem a retornar sobre o Centro-Oeste, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 04 até 12 de setembro, mostra que a região terá baixos volumes. Apenas Mato Grosso do Sul terá melhor condição.

No período de 12 até 20 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre pontos mais ao Leste da região Centro-Oeste, com volumes baixos a moderados. Mato Grosso do Sul seguirá com precipitações regulares, mas nada expressivo.

Os mapas de precipitação probabilística do Inmet para os próximos três meses mostram a previsão de chuvas abaixo do normal sobre a maior parte da região central do Brasil, incluindo redutos produtores onde as precipitações devem ficar até 50 milímetros mais baixos do que a média histórica.

A previsão de chuvas para os próximos meses tem preocupado os produtores rurais já que o início do plantio da safra de grãos ocorre a partir da segunda quinzena de setembro na maior parte do Brasil. "Persiste a tendência de chuvas abaixo da média sobre a região central do país", destaca Danielle Barros Ferreira, meteorologista do Inmet.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS