Tempo | Com Portal do MS | 27/02/2023 08h40

Semana começa com tempo instável e previsão de chuva

Compartilhe:

A previsão do tempo para esse início de semana indica que a instabilidade continua prevalecendo em Mato Grosso do Sul, contudo, com menor intensidade de chuvas. Nesta segunda-feira (27), a temperatura não deve ficar abaixo dos 20°C no Estado, nem acima dos 36°C, conforme os dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Segundo a coordenadora do centro, a meteorologista Valesca Fernandes, devem ocorrer chuvas entre fracas e moderadas no Mato Grosso do Sul, com eventuais chuvas mais intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, em especial nas regiões centro-sul e leste (conhecida como Bolsão) do Estado.

"Essas instabilidades ocorrem devido a combinação de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se o deslocamento de cavados e um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, o que favorece a formação de nuvens e chuvas", explica.

Entre quarta (1º) e quinta-feira (2), as chuvas devem acumular valores acima de 50 milímetros dentro de um curto período de tempo, 24 horas. "É preciso ter cuidado com o solo encharcado, havendo risco de inundações e alagamentos", frisa Fernandes.

A temperatura na região sul deve apresentar mínima de 20°C e máxima de 30°C. Já na região pantaneira, no Bolsão e no norte, a máxima pode chegar aos 36°C. Em Campo Grande, a variação térmica deve ir dos 21°C aos 31°C. Os ventos devem atuar de norte e leste, ficando entre 40 km/h e 60 km/h, e pontualmente acima dos 60 km/h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS