TJMS | Com TJMS | 16/11/2017 10h21

Curso de Atenção à Mulher em Situação de Violência atinge o dobro de inscritos previstos

Compartilhe:

O curso para qualificar profissionais que atendem mulheres em situação de violência, promovido pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da Escola Judicial de MS e da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com o Poder Executivo estadual, superou as expectativas no número de inscrições. Foram 475 inscritos entre profissionais da saúde, do Judiciário, e pessoas que atuam com mulheres em situação de violência em Mato Grosso do Sul. A previsão era de 200 a 250 inscritos no curso.

 

A qualificação teve início no dia 30 de outubro, na modalidade EaD (Ensino a Distância), na plataforma de ensino do telessaúde (ead.saude.ms.gov.br) e dividido em quatro módulos, com carga horária de 40 horas. Entre os objetivos está o enriquecimento teórico e prático em diversas áreas de atuação dos profissionais, nos aspectos políticos, jurídicos, psicológicos e de atenção à saúde. O curso faz parte do programa emPENHAdas pela Saúde.

 

Cada módulo da capacitação aborda temas diferentes como Aspectos jurídicos psicológicos e sociais da violência doméstica; Políticas públicas e rede de enfrentamento e atendimento da violência contra a mulher; Tecendo redes de atenção na busca de resolutividade para o serviço; Mulher vítima de violência sexual – organização da atenção: anticoncepção de emergência e gravidez; Planejamento familiar: Dilema entre direito e acesso a um serviço resolutivo; além de boas práticas médicas, enfermagem em obstetrícia e preparo psicológico para o parto natural.

 

Saiba mais – A violência contra a mulher constitui-se em uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. O último registro, referente ao ano de 2011, sobre a notificação compulsória de violências, computou 70.916 atendimentos de mulheres em situação de violência.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS