Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 13/09/2013 12h52

Aberta licitação para obras da Faculdade de Medicina de Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu licitação para a contratação de empresa para elaborar o projeto básico e executivo para a construção  do prédio da Faculdade de Medicina de Três Lagoas. O edital de licitação foi publicado na edição da última segunda-feira no Diário Oficial da União. A empresa vencedora da licitação deve ser definida até o final de outubro.

Logo após esse processo, se não houver nenhuma contestação, será assinada a ordem de serviço para a empresa iniciar as obras. A modalidade de licitação será a de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), cujo orçamento da obra é sigiloso, divulgado apenas, após a homologação da empresa vencedora.

Em entrevista ao Jornal do Povo, a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira, disse que uma representante do Ministério da Educação (MEC) virá à Três Lagoas no mês de outubro verificar a situação dos laboratório de Enfermagem e Biologia , os quais deverão passar por reforma e adequações para atender o início do Curso de Medicina.

De acordo com o edital de licitação, a empresa vencedora do certame terá 12 meses para concluir a obra do prédio da Faculdade de Medicina, após a assinatura da ordem de serviço. Segundo a reitora, o MEC já liberou R$ 4 milhões para o início das obras. Entretanto, até que o empreendimento seja concluído, o curso, previsto para começar em março do ano que vem, terá as aulas iniciadas nos laboratórios de Biologia e Enfermagem, localizados no Campus II da UFMS. “Nos dois primeiros anos, não tem necessidade de o curso começar já no prédio próprio”, destacou.

A reitora informou que uma representante da coordenação de cursos do MEC já esteve em Três Lagoas para verificar a situação do local onde as aulas seriam ministradas até que o prédio próprio da Faculdade de Medicina ficasse pronto. Segundo Célia Maria, a funcionária do MEC teria dito que algumas adaptações poderiam ser feitas e o curso iniciado tranquilamente utilizando os laboratórios existentes no campus de Três Lagoas.

Entretanto, a reitora informou, que um professor da UFMS de Três Lagoas fez uma denúncia no Ministério Público Federal referente à situação desses laboratórios.  “Esse professor é contra a instalação do Curso de Medicina em Três Lagoas, por isso fez essa denúncia. Mas, nós estaremos procurando o Ministério Público para esclarecer que a UFMS vai providenciar a reforma e fazer as adaptações necessárias desses laboratórios”, adiantou.

ENEM

De acordo com a reitora, as vagas oferecidas para o Curso de Medicina terão validade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano.  Em novembro desse ano e fevereiro de 2014, estão previstos os concursos para a contratação de técnicos administrativos e professores para atender a demanda do Curso de Medicina. Serão 42 docentes e 45 funcionários para o administrativo.

HOSPITAL

Paralelo às obras de execução da Faculdade de Medicina, devem ser iniciadas também a construção do Hospital Regional. Esse por sua vez, será de responsabilidade do governo do Estado. O objetivo do governo federal de criar Cursos de Medicinas tem como finalidade interiorizar a medicina, com um plano de ampliação de vagas do ensino médico, objetivando combater determinadas assimetrias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS