Três Lagoas | Da Redação/Com Correio do Estado | 14/01/2013 12h49

Baixo nível de reservatórios no país aciona usina térmica da Petrobras

Compartilhe:

Com os baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, a usina térmica Luiz Carlos Prestes, da Petrobras, situada em Três lagoas, precisou ser acionada. Desde os últimos meses do ano passado, a usina vem produzindo energia para colaborar com o abastecimento nacional.

A térmica chega a gerar energia acima do programado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 31 de dezembro, por exemplo, a Luiz Carlos Prestes produziu a média de 362 megawatt (Mwt) de energia e o exigido pelo ONS para o dia era 350 Mwt. As térmicas do Sudeste/Centro-Oeste, reunidas em um único subsistema, aumentaram a produção em 115% na comparação entre o dia 9 deste mês (último relatório) e o mesmo dia de janeiro do ano passado.

Como a distribuição de energia funciona, no País, de modo interligado, problemas em qualquer região afetam os estados de modo geral. No Nordeste, o nível dos reservatórios das hidrelétricas que sofrem com a seca caiu de 30,20% para 29,91% de quarta-feira (dia 9) para ontem.

A situação só não ficou mais complicada, porque houve aumento no nível dos reservatórios do Sul de 43,30% para 45,33%. No Nordeste, teve leve alta de 39,88% para 39,99%. No Sudeste/Centro-Oeste, permaneceu, praticamente, estável (de 28,32% para 28,31%). No rio Paraná, no reservatório de Ilha Solteira/Três Irmãos, o nível está em 51,94%, relativamente satisfatório. No entanto, a participação da bacia desse rio é de apenas 3,24%.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS