Três Lagoas | da redação/com JPTL | 30/08/2014 16h46

Balneário Municipal será reaberto aos banhistas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Um dos principais espaços de lazer de Três Lagoas, o Balneário Municipal Prefeito Miguel Jorge Tabox, será reaberto aos banhistas dentro de duas semanas. A prainha do balneário, que fica no rio Sucuriú, estava interditada desde o mês de julho, por conta do rompimento da rede de contenção. 

Desde então, o banho está proibido para evitar acidentes, e os frequentadores do local tem acesso somente ao espaço dos quiosques, chuveirão, restaurantes e demais dependências. No entanto, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo espaço, em duas semanas, a rede de contenção será instalada.

De acordo com o secretário, Luciano Dutra, o balneário é um local de lazer que todos devem frequentar.“O balneário hoje, é uma das atrações turísticas de Três Lagoas, nós temos que criar algo a mais dentro do balneário para atrair o público, então o balneário passou para a secretaria de Desenvolvimento para que pudéssemos elaborar projetos, como shows, eventos, campeonatos, para que o público em geral possa desfrutar da infraestrutura do balneário.Temos uma estrutura muito boa para atender a todos, uma área de lazer muito gostosa, para passar o dia inteiro, muita gente não vai porque não tem conhecimento”, disse Luciano Dutra. 

Segundo o diretor de Turismo do município, a rede de contenção já foi adquirida. “De acordo com o que foi repassado, dentro de duas semanas o balneário estará aberto em sua total funcionalidade. Desde que assumimos o Balneário, elaboramos projetos que em curto prazo estaremos divulgando para a população. São shows regionais, eventos escolares, com ampla divulgação para que toda a população possa frequentar. O acesso até o balneário é fácil, o percurso é todo pavimentado, bem sinalizado, apenas sete quilômetros do centro até o balneário”, disse o diretor. 

O valor da entrada para visitantes acima de 17 anos é de R$ 2,00. Idosos e crianças até oito anos não pagam entrada. O valor pago é utilizado na manutenção e limpeza do local. Quiosques também podem ser locados pelos visitantes por R$ 20,00 com direito a cinco pessoas. Bebida em garrafas de vidro é proibida. 

Segundo dados da secretaria, a capacidade do balneário, para que todos desfrutem confortavelmente das instalações é de 700 pessoas, diariamente nos dias de funcionamento, 600 pessoas frequentam o local. 

ESTRUTURA
O balneário oferece quadra poliesportiva, quadra de tênis, vôlei de areia, futebol de areia, ala contendo 40 quiosques com churrasqueiras, quiosques com lanchonete e área comercial, playground, sanitários, praça de eventos, chuveiros, torre de Guarda Vidas, praia com iluminação, poço artesiano, estação de tratamento de esgoto, bicicletário e estacionamento. O espaço destinado ao turismo e ao esporte possui uma área urbanizada de 51 mil m² (5,2 hectares). O local é aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h.

Bombeiros alertam para o risco de afogamentos
Com a chegada do calor, e consequentemente o aumento de banhistas nos rios que banham a cidade, o Corpo de Bombeiros volta a sua atenção para o risco de afogamento. Este foi o caso de um homem de 43 anos, que se afogou no último final de semana, no rio Sucuriú. 

Para os bombeiros, o melhor para evitar acidentes é procurar locais apropriados e seguros para o banho, como é o caso do Balneário Municipal. O Corpo de Bombeiros informa sobre o perigo de nadar em locais proibidos ou desconhecidos. “Muitas pessoas acabam se arriscando e entrando na água devido ao calor intenso dessa época, e infelizmente os índices de acidentes com mortes são mais altos no verão, por isso nós alertamos a população, para que não tomem banho em lugares desconhecidos ou impróprios, o que eleva ainda mais o risco. Se é proibido, é por uma boa razão, e mesmo sabendo nadar, a orientação é não entrar na água em rios e lagos, principalmente quando não se conhece o local”, afirmou o temente dos Bombeiros de Três Lagoas, Leandro Aparecido Domingos.

ORIENTAÇÃO

A orientação é que a população evite entrar em rios e locais desconhecidos, principalmente no período de estiagem, em que o leito do rio está com o nível mais baixo em relação às outras épocas do ano. A sugestão do Corpo de Bombeiro é que, os pais, orientem os filhos sobre os perigos que a água oferece principalmente para aqueles que não sabem nadar. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS