BRs 262 e 158 começam a receber radares e lombadas
Três Lagoas (MS) - O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) iniciou a instalação de radares e de uma lombada eletrônica nas rodovias BR-262 e 158. O trabalho, executado pela empresa Fiscal Teck, vencedora da licitação, iniciou essa semana. Segundo o engenheiro do DNIT de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, a instalação dos equipamentos deve ser concluída até o final da próxima semana. A previsão é de que, dentro de 20 dias a sinalização eletrônica já esteja em funcionamento.
A empresa venceu a licitação para instalar radares eletrônicos e lombadas em vários trechos das rodovias do Estado. Na região de Três Lagoas, a instalação começou em trechos considerados prioritários. Na BR-158, no sentido de Três Lagoas a Brasilândia haverá dois radares. Um nas proximidades da entrada do presídio de Segurança Media e outro em frente ao frigorífico. “Nesses dois locais existem conflitos muito grande de saída e entrada de usuários, por isso é preciso fazer retenção da alta velocidade”, comentou.
Das proximidades do presídio até o frigorífico, são três quilômetros. O engenheiro do DNIT explicou que, mesmo um ficando próximo ao outro a instalação se faz necessária nos dois pontos. “Próximo a Lagoinha, onde tem comércio e entradas, não dava para colocar só um, sob pena de a velocidade ser acrescida. O usuário tem o costuma de passar o radar e retornar a velocidade em que estava, então, por isso, a três quilômetros da Lagoinha tem outro radar para que dentro desse segmento se mantenha uma velocidade razoável, capaz de prevenir os acidentes”, explicou. A velocidade nesse trecho será de 80 km/ hora.
Outro radar será instalado na BR-158, nas proximidades da ponte do rio Sucuriú. Marinho disse que o equipamento se faz necessário no local em razão do conglomerado de comércio nas imediações da ponte, assim como de pessoas e pescadores. “Nesse local existe um problema de excesso de velocidade, inclusive todo esse trecho será restrito a 60 km/hora. Na verdade já existe essa restrição, mas não existe essa obediência em relação às placas”, frisou.
Já a lombada eletrônica será instalada em frente ao Campus II da Universidade Federal (UFMS), nas proximidades da entrada do Distrito Industrial. Após a instalação dos equipamentos , Marinho informou que será feita a sinalização vertical e a aferição por parte do Imetro/ Ipem. Logo após será dado um período para a adaptação dos usuários das vias, para que então, possam ser colocadas em funcionamento. Nesse trecho a velocidade será de 40km/hora.
De acordo com o engenheiro do DNIT, existe todo um critério para a instalação da sinalização eletrônica. “Os equipamentos são instalados obedecendo toda a legislação de trânsito e os levantamentos necessários para verificar a viabilidade da sinalização no local. Até para que, futuramente se evite uma demanda jurídica em relação aos equipamentos, que tem de ter resultado de prevenção e não de multas”, observou.
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