Três Lagoas | Da Redação/Com Perfil News | 15/06/2012 11h45

Câmera no relógio vigiará centro de Três Lagoas

Compartilhe:
Técnico instala no topo da torre do relógio da Avenida Antonio Trajano câmera que vigiará o centro comercial. Técnico instala no topo da torre do relógio da Avenida Antonio Trajano câmera que vigiará o centro comercial. (Foto: Edemir Conceição)

A empresa de Segurança Algar, de Minas Gerais, instalou na manhã desta quinta-feira, 14, câmera que fará a vigilância full time do centro comercial de Três Lagoas, a partir do ponto mais alto, o relógio. Pela manhã, caminhão e operários de empreiteira contratada pela Prefeitura, junto com técnicos da empresa de segurança, instalaram a câmera principal, acoplada a outras câmeras, que vão registrar 24h as imagens da parte central da avenida Antonio Trajano dos Santos, no sentido estação ferroviária e no sentido catedral Coração de Jesus, e da rua Paranaiba, também nos dois sentidos, além da Praça Ramez Tebet.

Os equipamentos estão sendo instalados para testes. A Prefeitura ainda terá que realizar uma licitação para definir a empresa que instalará o sistema. A Algar foi contratada apenas para montar o projeto e por isso realiza testes, supervisionados pelo 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Os locais onde serão instaladas as câmeras são considerados estratratégicos para a segurança pública.

Lagoa Maior

Os primeiros testes foram feitos na semana passada, com câmeras instaladas na orla da Lagoa Maior. De acordo com técnicos da empresa que realiza os testes, para cada região da cidade é necessário um tipo de equipamento. No caso da torre do relógio, por exemplo, o local permite uma câmera com giro de 360 graus. Já na Lagoa Maior o mais eficaz é um giro de 180 graus com vários equipamentos, exceto se houvesse uma câmera no centro.

Em algumas cidades, como Maracaju, o sistema de videomonitoramento tem dado excelentes resultados, pois permite o registro da imagem de tudo que acontece no raio de cobertura. A PM de Maracaju reduziu a violência e a publicidade sobre a vigilância inibiu o crime na área central.

Alta Definição

Hoje os sistemas de monitoramento permitem até a identificação de detalhes, inclusive número de placa de veículo. O ‘big brother’ de Três Lagoas deve ser semelhante ao utilizado na Três Lagoas Florestal, full HD.

O monitoramento por vídeo foi anunciado no ano passado pela PM, junto com o sistema geoespacial, ativado em abril e inaugurado no fim de maio. O monitoramento por vídeo estará acoplado ao Copom. Por meio da imagem o Copom vai acionar o tablet da viatura mais próxima de uma ocorrência.

Compensação

Os recursos para o monitoramento por vídeo são de ação mitigatória da fábrica de fertilizantes que a Petrobras está construindo em Três Lagoas. A empresa doou 30 câmeras fixas e móveis. Para a PM,o importante é a prevenção. Como conhecimento público de que está sendo vigiado 24h, a PM busca inibir o crime. O centro de operações do sistema ficará no 2º BPM.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS