Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 05/06/2013 13h15

Cidade prevê a construção de três novas escolas e quatro CEIs

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A administração municipal prevê a construção de três novas escolas e mais quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) em Três Lagoas, já no próximo ano. Pelo menos é o que está previsto no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014. Além dos investimentos na educação, estão previstas também a construção de mais três postos de saúde, assim como a restauração de dois galpões para a instalação do Mercado Municipal.

Esses dados foram apresentados durante audiência pública para apresentação e discussão do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014. O evento foi realizado na manhã de ontem, no plenário da Câmara Municipal. Segundo o secretário de Finanças, Gilmar Meneguzzo, o projeto da LDO tem que ser entregue ao Legislativo até o dia 15 deste mês. Antes de ser entregue, alterações podem ser feitas pelo Executivo, depois, apenas pelos vereadores.

Durante a audiência pública, algumas questões foram sugeridas por representantes da sociedade. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) de Três Lagoas e Selvíria, por exemplo, manifestaram-se contrários à construção de uma creche noturna com recursos da Educação. A presidente, Maria Diogo, e o diretor de Divulgação do Sinted, Petrônio Alves Correa, não são contra a construção da creche, mas não concordam que os recursos da Educação devam ser destinados a essa finalidade.

Para Maria Diogo e Petrônio, é necessária a construção de um dormitório para atender às crianças cujas mães trabalham durante a noite. Por esse motivo, eles entendem que os recursos para isso devem vir de outra fonte, que não seja da Educação, já que essas crianças não receberiam atendimento educacional, e sim, cuidados. O secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, disse que essa questão deve ser analisada juridicamente para que as necessidades da população sejam devidamente atendidas.

As escolas, previstas para serem construídas em Três Lagoas, devem atender à demanda futura de algumas regiões. No planejamento, está a construção da escola Novo Oeste, composta por 12 salas de aulas. A unidade deve ser edificada no Jardim Carandá para atender aos filhos das famílias que irão morar no Conjunto Habitacional Novo Oeste, em construção no bairro.

Também está prevista a construção de uma escola no Set Sul, bairro novo, localizado depois da Vila Alegre, já que, nos próximos anos, haverá uma grande demanda de crianças nessa região. Segundo o secretário de Educação, até 2014, a escola Joaquim Marques, na Vila Alegre, comporta essa demanda, mas, para 2015, haverá a necessidade dessa nova unidade escolar.

Diretrizes estão previstas também para a construção de uma escola modelo para funcionar em período integral. A unidade seria construída também na região do Jardim Carandá para atender às famílias que irão residir no Conjunto Habitacional Novo Oeste II, que será construído no bairro. Atualmente, Três Lagoas conta com 13 escolas municipais e 14 Centros de Educação Infantil.

Para atender à demanda do Conjunto Habitacional Novo Oeste II, está prevista também a construção de um Centro de Educação Infantil no Jardim Carandá.  Os bairros Bela Vista, Jardim das Acácias e Santa Luzia também deverão contar com um CEI. Atualmente, Três Lagoas conta com 13 escolas municipais e 14 Centros de educação Infantil.

A cada ano, segundo Mário Grespan, aumenta o número de alunos nessas unidades. Neste ano, por exemplo, houve um aumento de 7% na Rede Municipal em relação ao ano passado. “Mas esse crescimento está dentro do planejado. Por isso, já estamos prevendo a construção dessas novas unidades nessas regiões”, destacou. Além de novas construções, estão previstas também reformas e ampliações das escolas e CEIs existentes.

Estão previstas também a construção de três unidades básicas de saúde. Uma no Novo Oeste II, outra no bairro Nova Três Lagoas e mais uma no Jardim Atenas, além da reforma e ampliação de alguns postos de saúde, a construção do CAPS II e do CAPS AD e a reforma e ampliação do Complexo Regulador.

Na LDO, estão previstas também obras de pavimentação asfáltica e drenagem, construção de ciclovias, entre outros investimentos em diversas áreas. Após a entrega do projeto de Lei de Diretrizes Básicas, a administração municipal irá elaborar a Lei Orçamentária Anual (o orçamento para o exercício de 2014).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS