Três Lagoas | Da Redação | 16/01/2024 13h47

Com boom da celulose, prefeito reforça necessidade de ‘investimentos imediatos’

Compartilhe:

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro (PSDB), reforçou a necessidade de ‘investimentos imediatos’ em setores como saúde e educação nas cidades do Bolsão que receberão grandes indústrias de celulose nos próximos anos. Ao Bolsão MS, Guerreiro destacou que a instalação das fábricas atrai, também, outras pequenas empresas prestadoras de serviços.

“A industrialização, sem dúvidas, traz inúmeros benefícios, principalmente na geração de emprego e renda para os cidadãos que já moram na cidade. Mas, junto com o desenvolvimento industrial, vem as necessidades de investimentos imediatos em vários setores, principalmente em saúde e educação”, afirmou o prefeito da terceira maior cidade do Estado.

Nos próximos anos, Ribas do Rio Pardo e Inocência receberão, respectivamente, fábricas da Suzano e da Arauco. O investimento bilionário deverá impactar imediatamente na infraestrutura das pequenas cidades, que antes tinham suas economias vinculadas, essencialmente, à pecuária e ao comércio.

“A implantação de uma indústria desse porte atrai inúmeras outras pequenas empresas e trabalhadores de todo o país também chegam. Com a ampliação da população, o município enfrenta alguns desafios, como o aumento no valor dos aluguéis, o aumento da violência. E por aí vai. Três Lagoas passou por tudo isso e ainda enfrenta alguns perrengues”, alertou.

O ‘boom’ de investimentos na cidade teve início entre 2009 e 2010, com as chegadas da Eldorado (@eldoradobrasil) e da Suzano (antes Fibria) na maior cidade da região. Foram bilhões injetados na economia do município, que viu sua população subir exponencialmente: em 2008, eram 88 mil moradores. Hoje, esse número já passa de 132 mil, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022.

Para 2024, a Suzano deverá colocar em operação sua nova unidade, agora em Ribas do Rio Pardo. Para 2028, será a vez da pequena cidade de Inocência entrar no mapa da celulose quando a chilena Arauco iniciar suas atividades.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS