Três Lagoas | Da Redação/Com Hoje MS | 05/02/2013 15h21

Corpo de Bombeiros interdita Comercial e cancela baile

Compartilhe:

No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros realizou inspeções em 10 locais que podem ser classificados como casas noturnas. Destes, seis receberam notificações de ajustes a serem feitos e dois foram interditados, dentre eles, o Comercial Esporte Clube, onde são frequentes as realizações de bailes e shows. Apenas dois foram considerados regulares com relação à adequação às normas de segurança.

O major André Rufato esclareceu que as inspeções ocorreram a partir de telefonemas feitos pela população. “As pessoas que tinham convite ou a intenção de ir a determinado local, ligavam perguntando se o local tinha o certificado. Em algumas vezes, os próprios concorrentes comerciais do estabelecimento é que ligavam. Nós fomos a estes lugares e a outros que sabíamos e que a Polícia Militar indicava”, explicou o major, ressaltando que a Polícia teve importante participação nas fiscalizações.

Os dois locais interditados tratam-se do Comercial e um restaurante com música, na Circular da Lagoa Maior. No primeiro, foi verificado que os extintores estavam vencidos, mais da metade das iluminações de emergência estava queimada e as saídas de emergências estavam trancadas. “Quando chegamos ao local, estava ocorrendo um baile, que foi cancelado. Ficamos no local até todos se dispersarem e o estabelecimento foi fechado”, informou o major.

No segundo, o estabelecimento foi fechado por não ter extintores, nem projeto de incêndio, além de não contar com iluminação e sinalização adequadas, bem como rota de fuga. “O local também estava aberto e pedimos que fosse fechado. Com isso, os garçons comunicaram os clientes, que foram se retirando do estabelecimento”, relatou o bombeiro.

No caso dos estabelecimentos em que foram feitas as notificações, de acordo com o major Rufato, eles estavam fechados e foram avisados das adequações que precisariam fazer, advertidos ainda de que só poderiam voltar a funcionar após a emissão do certificado.

Rufato ressaltou que essas inspeções estavam previstas para serem feitas durante esta semana, mas foram antecipadas. “Elas foram feitas devido à demanda que partiu da população. Assim sendo, nós vimos a necessidade de fazê-las imediatamente”, declarou, informando que o período de inspeção teve início às 16h do sábado, encerrando-se à 1h30, reiniciando-se às 9h do domingo e terminando às 11h.

O major enfatizou que, mesmo com a tragédia de Santa Maria-RS, não foi tão grande a aceitação por parte dos comerciantes e clientes com relação à fiscalização. “Muitos deles não aprovaram as vistorias, achando que deveria ser feita durante o dia e não no período de funcionamento. O correto é que eles não deveriam ter aberto sem o cumprimento das exigências para proteção de incêndio no local”, disse.

Mais inspeções

De acordo com o major Rufato, mais 13 locais devem ser vistoriados pelo Corpo de Bombeiros nesta semana, fora o Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, que só será inspecionado após a montagem final da estrutura para a realização do Carnalegria 2013.

O bombeiro lembra que a população tem papel preponderante para que sejam feitas demais fiscalizações. “A população, inclusive os próprios proprietários, devem solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros, buscando a regularização e não apenas esperando nós irmos ao local”, declarou. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS