Três Lagoas | Da Redação/Com Perfil News | 08/12/2013 15h22

Educação promove 1º Seminário Municipal do PNAIC

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu o 1º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), neste sábado (7), no Centro de Educação Infantil Advanced, no Bairro Interlagos.

Junto com a os educadores da SEMEC, houve também a participação da Secretaria Municipal de Educação de Água Clara e de profissionais da Rede Estadual de Ensino.

O PNAIC é de iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e se configura como um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

ABERTURA

Na solenidade de abertura estavam presentes: secretário de Educação e Cultura do município de Três Lagoas, professor Mário Grespan Neto; diretora do Departamento Educacional e Pedagógico da SEME, professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes; e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos (Val Fontoura), Mestre e Especialista em Educação.
Na oportunidade, foi anunciada a composição do Comitê Municipal do PNAIC de Três Lagoas, formado de representantes da SEMEC, Rede Estadual de Educação, alunos e das famílias dos educandos.

Em seu pronunciamento, a professora Jussara destacou a importância do PNAIC e da participação e compromisso dos educadores e educadoras “O conhecimento é a única arma eficiente de transformação das pessoas”, disse.

O sucesso de resultados “que temos na Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas se deve principalmente ao apoio, autonomia e confiança que recebemos do nosso secretário, professor Mario Grespan, e da nossa prefeita, também professora Marcia Moura”, ressaltou Jussara Fernandes.

A PALAVRA PACTO

Por sua vez, o secretário Mario Grespan teceu comentários sobre o significado da palavra “Pacto", contida no PNAIC, palavra “muito forte, que provoca medo e até ansiedade, quando levada a sério e assumida com responsabilidade”, disse.

No entanto, “como na vida tudo tem desafios, cada um (ao assinar esse pacto) veio para o seu respectivo Município e assumiu o seu papel com responsabilidade para o cumprimento das metas do PNAIC”, comentou.

“Graças à dedicação e conhecimentos pedagógicos da nossa professora Jussara e sua equipe, o sonho de uma Nação, idealizado pelo PNAIC, está se tornando realidade em nossa Três Lagoas, de maneira efetiva, eficiente e eficaz”, assegurou o secretário de Educação.

Esses resultados notáveis da Educação de Três Lagoas são visíveis, porque “nada acontece se não houver vontade política correta para fazer acontecer”, ressaltou Mário Grespan.

Ele se referiu ao apoio e participação ativa da prefeita Marcia Moura e da parceria que a SEMEC possui com a UFMS.

Segundo consta na programação do Seminário, o evento se estende até o final do dia, com mesas redondas de discussão e apresentação de temáticas, ligadas à Educação e ao funcionamento, compromissos e estrutura do PNAIC.

ACONTECENDO

No Centro, adesivagem e distribuição de panfletos da Campanha Não Dê Esmolas.

Na Escola Municipal Professor Ramez Tebet, capacitação dos profissionais da Saúde, no atendimento de Urgência e Emergência.

No Anfiteatro do Colégio Dom Bosco, a partir das 19h, apresentações do “Ballet Coppélia”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS