Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 16/08/2013 10h11

Enquanto HIV estabiliza, casos de sífilis aumentam em Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Enquanto os novos casos de HIV seguem estabilizados, os de sífilis, outra doença sexualmente transmissível, tiveram avanço neste ano. Conforme informações do Programa Municipal DST-Aids de Três Lagoas, no primeiro semestre desse ano, foram identificados 58 novos casos da doença. O resultado equivale a uma média de 9,6 novos casos ao mês e aponta aumento em comparação ao ano anterior. Em 2012, foram diagnosticados 77 novos casos de sífilis na cidade, o que corresponde a uma média de 6,3 novos casos ao mês. 

O aumento, conforme a coordenadora do programa, Susie Donero, pode estar relacionado à vários fatores. Entre eles, crescimento populacional e aumento da oferta por exames, além da falta de conscientização da população. “Esse número é considerado preocupante, uma vez que os casos da doença estão aumentando a cada ano. As pessoas sabem da doença, do risco, mas ainda não tem essa consciência sobre a importância do uso de preservativos”, lembrou.

Somente no primeiro semestre do ano, o DST-Aids realizou 853 exames para detectar a doença. Entre os casos confirmados, os dados apontam que a maioria é composta por pacientes do sexo masculino e a doença atinge a quase todas as faixas etárias.

Os dados do DST-Aids mostram que 38 pacientes atendidos pelo programa eram homens e 20, mulheres. A faixa etária predominante é entre 30 e 49 anos, com 22 casos confirmados. Em seguida, estão os jovens com idade entre 20 e 29 anos, 15 casos. No entanto, os dados do programa mostram que a doença também tem atingido aos adolescentes, 11 casos foram confirmados entre pacientes com idade entre 15 e 19 anos, sendo oito casos em pacientes do sexo masculino e três do feminino.  “O que percebemos é que a doença está atingindo a todas as idades. Inclusive tivemos um aumento de casos na população idosa”, lembrou a coordenadora. Ao todo, foram detectados 10 novos casos entre pessoas de 50 a 80 anos.

EXAMES

Para facilitar o acesso da população aos exames e, agilizar o tratamento, caso o teste seja positivo, o Programa DST/Aids realizou, no final do mês passado, uma campanha de conscientização. Ao invés de o paciente ir até o DST-Aids, o programa foi até ele por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) móvel, um veículo van equipado para testagem rápida de pacientes.

O programa percorreu vários pontos de grande aglomeração de pessoas na cidade, entre eles praças públicas e supermercados. O resultado, segundo Susie, foi de mais de 400 exames elaborados para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Desse total, não foram identificados novos casos de HIV. No entanto, quatro pacientes estavam com sífilis.

A coordenadora explicou que o CTA, além das ações em locais públicos, também atende em empresas, quando agendada visita. 

Três Lagoas registra 15 novos casos de HIV no primeiro semestre

O Programa DST Aids registra uma estagnação dos novos casos de HIV. No primeiro semestre desse ano, foram diagnosticados 15 novos casos da doença, sendo 7 em pacientes do sexo feminino e 8, do masculino. A média é de 2,5 novos casos ao mês e permanece a mesma registrada no ano passado. Em todo o ano de 2012, 31 pessoas foram diagnosticadas com o vírus na cidade. Dessas, 14 eram mulheres e 17, homens.

A idade predominante dos casos de Aids também tem sido de adultos de 30 a 49 anos. Dos 15 casos registrados no semestre, nove estavam nessa faixa etária. Outros três pacientes tinham mais de 50 anos e dois são pacientes jovens, com idade entre 20 e 29 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS