Três Lagoas | Da Redação/Com Perfil News | 14/09/2012 19h30

Estiagem castiga moradores de Três Lagoas

Compartilhe:

Tempo seco e muito calor. Este vem sendo a realidade do tempo na cidade de Três Lagoas e região. Com temperaturas acima de 34°C e umidade relativa do ar em torno de 20%, a cidade sofre com o tempo seco há mais de dois meses. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), não há previsão de chuvas para os próximos 10 dias. A névoa seca que está sob o Centro-Oeste permanecerá por um bom tempo.

Padrão

O inverno está terminando e a estação mais fria do ano, que começou em junho, foi marcada com menos ondas de frio e temperaturas amenas. Já a primavera, que inicia no dia 22 de setembro, o CPTEC prevê um padrão climatológico em três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica), ou seja, com chuvas. De acordo com o The Weather Channel, a previsão é que chova 66 mm neste mês de setembro.

As florestas, que rodeiam Três Lagoas, contribuem para o clima, provocando variações na temperatura do ar, atuando e definindo as médias, máximas e mínimas, as diferenças entre as temperaturas máximas e mínimas diárias, mensais e nos diferentes períodos do ano. Influencia diretamente na umidade relativa do ar e, principalmente, na transpiração e na evapotranspiração dos seres vivos. Reduzem a velocidade dos ventos, favorecendo a recreação do ar livre e proporcionando um perfeito intercâmbio entre o ar puro e poluído, principalmente nas regiões metropolitanas.

Florestas

As informações climáticas obtidas no interior das florestas apontam que a temperatura do ar, diária ou mensal, é inferior àquela obtida fora do povoamento florestal. As diferenças maiores ocorrem durante os períodos mais quentes, e as temperaturas máximas são mais afetadas do que as mínimas, principalmente nas florestas caducifólias. Isso significa dizer que a amplitude de temperatura do ar é menor nas florestas do que nas áreas de campo aberto. As temperaturas baixas no interior das florestas são as responsáveis pela umidade relativa do ar mais alta. Por isso, as florestas são mais úmidas mesmo que a temperatura do ponto de orvalho e a pressão do vapor d'água ambiental sejam aproximadamente iguais às da área externa. As árvores acumulam a energia solar e o carbono da atmosfera, combinando-os com água e outros nutrientes na forma de madeira, folhas e raízes. A água e a maioria dos nutrientes são absorvidos pelas raízes e transportados às folhas. Mas com o carbono é diferente, ele é absorvido diretamente da atmosfera como dióxido de carbono através das folhas e caules. Assim a planta acumula massa de cima para baixo, liberando oxigênio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS